Mercado busca profissionais especializados em Linux

De acordo com relatório, a demanda por habilidades no sistema supera a oferta, uma perspectiva otimista para aqueles que atuam com a plataforma. 
Katherine Noyes, da PC World (EUA)
14 de fevereiro de 2012 - 16h00
Ao longo dos últimos anos, estudos têm indicado que reunir habilidades no sistema Linux é um item quente no mercado de TI. Mas, segundo relatório da Fundação Linux, a busca por profissionais com esse talento deverá assumir um novo nível de urgência.

Isso porque, enquanto 81% dos gerentes de RH afirmaram que a contratação de talentos em Linux é prioridade no próximo ano, 63%, de fato, dizem que vão contratar talentos com habilidades em Linux. Por outro lado, para 85% dos entrevistados encontrar profissionais especializados em Linux é um desafio.

A solução? Quando as companhias encontram talentos focados em Linux, adotam a estratégia de pagar salários maiores e ainda oferecem um bônus para essas pessoas. Na verdade, os salários de quem tem habilidades no sistema estão crescendo duas vezes mais em comparação com os demais salários da área de TI. Em outras palavras, este é um bom momento para trabalhar com Linux, sugere a pesquisa.

Um dos melhores trabalhos em tecnologia
O relatório intitulado 2012 Linux Jobs Report, coproduzido pelo site de carreiras Dice.com e pela Fundação Linux, reflete os resultados de uma pesquisa realizada em dezembro com mais de 2,3 mil gerentes de recrutamento e seleção ao redor do mundo. Do total, quase metade informou que espera adicionar mais profissionais Linux em suas empresas no início de 2012.

Enquanto os profissionais de tecnologia observaram aumento salarial médio de apenas 2% em 2011, profissionais com habilidades em Linux tiveram de 5% e um salto de 15% no recebimento de bônus, segundo o estudo. Horários de trabalho flexíveis e programas adicionais de treinamento e certificação estavam entre as regalias oferecidas aos gurus de Linux.

Profissionais com três a cinco anos de experiência foram alvo de 75% dos gerentes de recrutamento, citados como os mais procurados para contratações, principalmente quando eles têm habilidades de desenvolvimento ou administração de sistemas.

"Postos de trabalho específicos para Linux tornaram-se alguns dos melhores trabalhos de toda a tecnologia", afirma Jim Zemlin, diretor-executivo da Fundação Linux. "Claramente, as contratações mostram a intensa busca por profissionais de Linux."

Basta uma habilidade fundamental
De fato, nenhuma outra habilidade tecnológica tem acompanhado o crescimento da demanda por conhecimentos em Linux nos últimos dez anos, observa Alice Hill, diretora-gerente da Dice.com.

"Os melhores candidatos de Linux têm opções e precisamos de profissionais mais talentosos para fazer parte da comunidade", acrescenta. "O Linux é simplesmente uma habilidade fundamental para qualquer pessoa seguir uma carreira no desenvolvimento de software ou administração de sistemas", finaliza Alice.


Esperamos que goste do vídeo, pois explica bem o surgimento do Linux.


Equipe: Atitude

0 comentários :