Dia Mundial de Luta Contra o Racismo


É celebrado no dia 21 de março e foi criado 20 anos após o massacre de negros sul-africanos ocorrido em Shaperville em 1960, quando protestavam contra a "Lei do Passe", que transformava os negros em estrangeiros dentro de seu próprio país: todo negro passaria a ser obrigado a mostrar um "passe" que não seria obrigatório aos demais cidadãos sul-africanos.



Infelizmente o racismo ainda não acabou no mundo e tão pouco no Brasil. Fico me perguntando por que alguém se sente melhor que outra pessoa por conta da cor de sua pele ou de sua origem. O que faz o ser humano imaginar que possa ser superior a outro? O fato é que isso ainda acontece com frequência na nossa sociedade e as pessoas tendem a não assumirem atitudes que vão contra os princípios de dignidade que qualquer pessoa tem direito.

Todos os dias temos que levantar a bandeira contra o racismo, porém hoje é um dia especial de luta e que se faz memória a pessoas que deram suas vidas na tentativa de fazer uma sociedade em que negros e brancos tivessem os mesmos direitos e deveres.

Precisamos e temos que lutar por uma sociedade mais digna e que não deixemos que esse monstro chamado racismo escravize pessoas nem povos ou etnias, pois, o desejo é um só: que povos de todas as raças possam viver com dignidade e igualdade. 

Por: Adriano Couto

0 comentários :