Leilões de Vinho


        Apesar de ser desconhecido por muitos, os leilões de vinhos andam movimentando muitos milhões de dólares mundo afora, para se ter uma ideia, em 2010 este mercado movimentou cerca de US$ 408 milhões, isto após uma declínio que vinha a 2 anos seguidos. Esta recuperação foi tão surpreendente em 2010 que foi quase o dobro de 2009.

        Este ramo continua sendo movimentado basicamente por dois países EUA e Hong Kong, sendo que o segundo continua comprando os vinhos mais caros.

        O Brasil também tem realizados seus leilões, a APAE, por exemplo, desde 2008 realiza leilões de vinhos para angariar fundos para custear os trabalhos realizados pela instituição. Este leilão geralmente é realizado no terraço da Daslu, em São Paulo, e no ultimo ano contou com a presença do renomado sommelier Manoel Beato.

        O mercado de vinhos já é bem explorado fora do Brasil, a Liv-ex, a Bolsa de Vinhos de Londres, nasceu em 1999 e desde então movimenta quase US$ 100 milhões por ano. Desde sua implantação, o índice Liv-ex, apresentou rentabilidade superiores aos das principais aplicações do planeta.

Reuber L. Silva

0 comentários :