Aprenda a economizar água



      MUDE ALGUNS HÁBITOS E ACABE COM O GASTO EXCESSIVO



MUDE ALGUNS HÁBITOS E ACABE COM O GASTO EXCESSIVO
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil gasta-se quase o dobro da quantidade de água recomendada por dia: 200 litros por pessoa. 

Motivos não faltam para modificar esse quadro. O uso consciente de água ajuda a preservar o meio ambiente e faz bem ao bolso. Afinal, quem esbanja água gasta mais para pagar a conta no fim do mês.

Uma maneira simples de poupar água é tomar banhos menos demorados. Um chuveiro aberto por 15
minutos gasta cerca de 140 litros. Se esse tempo for reduzido para 5 minutos e o registro for fechado enquanto você se ensaboa, cerca de 100 litros de água podem ser economizados.

O uso correto da torneira de cozinha também é importante. Procure mantê-la fechada quando for ensaboar as louças e evite deixá-la pingando. Com essa medida, é possível poupar até 120 litros de água.

Confira mais algumas dicas e reduza o consumo de água em sua casa:

Remova os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los;
Deixe as louças muito sujas de molho;
Faça barba ou escove os dentes sempre com a torneira fechada;
Deixe as peças de roupa sujas se acumularem e lave tudo de uma vez, aproveitando a carga máxima da lavadora;
Use o regador no lugar da mangueira quando regar as plantas;
Mantenha a descarga do banheiro sempre regulada;
Não use a mangueira para “varrer” a calçada ou lavar o carro;
Mantenha a piscina coberta quando não estiver em uso;
Evite utilizar o vaso sanitário como cesta de lixo ou cinzeiro.
A reutilização da água também tem papel importante no combate ao desperdício. Você pode limpar o quintal ou a calçada com a água que foi usada para enxaguar a roupa, por exemplo.  Já a água de chuva pode ser utilizada na rega de plantas ou na limpeza de pisos.

Fique de olho nos vazamentos
Não é apenas o mau uso que provoca desperdício de água. Os vazamentos também fazem com que muitos litros sejam perdidos. É importante ficar atento a alguns sinais que denunciam o problema. Gonçalves diz: “O primeiro deles é uma conta com um valor inesperado. São comuns também mofo, limo nos cantos das paredes e sinais de umidade”.

Descubra como identificar um vazamento em sua residência:

Despeje uma colher de pó de café no vaso sanitário. Feche a torneira da boia da caixa, até que não entre mais água. Se o pó for cortado por filetes de água, é grande a possibilidade de haver um vazamento;
Feche o registro geral da casa. Coloque um copo cheio de água no bico de uma torneira aberta. Se houver redução na quantidade de água, há vazamento.
Ao detectar um vazamento, procure consertá-lo o mais rápido possível. Se notar o problema na rua, comunique a companhia de água de sua região imediatamente.

Faça sua parte

A NATUREZA AGRADECE!!

0 comentários :