Estratégias de estudo


Você percebeu que estudar as vésperas da prova não é o melhor caminho para se ter sucesso nos estudos e muito menos, boas notas?  Há alguns métodos que serão úteis não apenas na hora do sufoco, mas também  durante todo o processo de aprendizagem.

Desenvolver  processos de estudos é algo contínuo, que deve ser realizado diariamente, na escola e em casa. Esses métodos tornam o aprendizado mais fácil nas diversas áreas do conhecimento. 


Para ajudar vamos listar cinco estratégias de estudo que facilitam o aprendizado.
        
   Destacar as informações relevantes

Sublinharas informações de um textos, que melhor sintetizam  o conteúdo é importante para elaboração de resumos, resenhas, esquemas etc. 
Para isso, é preciso que você, num primeiro momento, faça a leitura do texto, para ficar por dentro do assunto. Após ler todo o texto, leia-o novamente selecionando e marcando as informações que contenham as ideias principais.
         
   Resumo

Uma ótima estratégia de estudo, que facilita a compreensão e memorização do conteúdo, é o resumo.
Depois de destacar as informações relevantes do texto, é o momento de escrever um novo texto com as informações sublinhadas. É preciso que o texto tenha coerência e coesão, para que você possa compreendê-lo quando for estudar.
         
   Fazer Anotações

Fazer anotações, das explicações dadas pelo professor, é um método que facilita na hora de estudar. É uma maneira de você relembrar os conteúdos trabalhados em salas de aula. Portanto, na hora que o professor estiver explicando, preste atenção e tome nota daquilo que julgar ser importante quando for estudar e que te ajudará na prova.
         
   Uso de esquemas

Os esquemas devem se limitar as informações mais importantes de maneira coerente.  Após destacar as informações relevantes do texto, escolha entre dez e 15 palavras que destaquem o conceito central do conteúdo para construir o seu esquema.
Em seguida, organize essas palavras, graficamente, fazendo uma síntese do conteúdo abordado.
         
   Cálculos Matemáticos

Como estratégias matemáticas, você deve fazer registros no seu caderno para retomá-los posteriormente.
Refaça os cálculos e problemas matemáticos, tentando refletir e compreender o processo matemático envolvido na conta ou situação problema.

A matemática também requer leitura e compreensão do texto. É preciso compreender o enunciado, para começar a resolver o exercício.

Essas foram algumas dicas para que você tenha sucesso nos estudos. Deu para perceber que estudar as vésperas não é a melhor saída. Mas se você tiver um resumo, as anotações das aulas e um bom esquema, certamente, quando for estudar, mesmo que em cima da hora, o processo será mais fácil.


0 comentários :