Qual o tamanho do seu problema?


                “Pulmão de Aço”, este é o título do livro de Eliana Zagui 36 anos, até ai tudo bem, escrever um livro não é algo tão corriqueiro mas nos deparamos com lançamento de livros todos os dia, agora acrescente a este contexto o fato da escritora em um leito de UTI, acrescente a isso 36 anos nesta UTI, bem agora podemos ter um noção melhor.
                Eliana Zagui foi vítima de pólio e apesar disso não deixou de lutar por seus objetivos, mesmo deitada na cama da UTI ela fez o ensino médio, inglês, italiano cursou história da arte e é pintora, porém, não parou por ai, agora lançou seu livro “Pulmão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil”.
                Após ler este titulo do livro fiquei pensando e tentando descobrir a razão do nome, descobri que pulmão de aço é como era chamada uma máquina onde colocavam as pessoas com insuficiência respiratória, ficando apenas com a cabeça de fora. Eliana passou por esta máquina, durante cinco dias, mas o seu caso necessitava de maiores cuidados que esta maquina não era capaz de dispor, pois devido à pólio, o diafragma e a deglutição ficaram paralisados e com isso Eliana foi conectada a um respirador artificial, para sempre!
                Devido ao convívio com as outras crianças que, infelizmente, também foram cometidas por esta doença, e pelo abandono de sua família, Eliana e os outros criaram laços fortes, infelizmente destas crianças só sobreviveram Eliana e seu companheiro de quanto de UTI Paulo Machado de 43 anos.
                O livro conta sua trajetória, suas idéias, seus sonhos. Ao falar  sobre suas expectativas ela diz que espera que o livro ajude “aqueles que não querem nada com a vida”




Reuber L. Silva

0 comentários :