Como escolher um vinho


Ao contrário do que muitos pensam o vinho não é uma bebida que melhora com o passar dos anos, na verdade ele melhora até certo ponto, onde alcança o seu ápice de qualidade, deste ponto em diante começa o declínio de suas qualidades.

O vinho mesmo dentro da garrafa, fechado com uma rolha, continua evoluindo, afinal a rolha é porosa e deixa passar pequenas quantidades de oxigênio que com o passar do tempo vai mudando o vinho, “amadurecendo-o” por assim dizer. Este tempo de “amadurecimento” muda de um vinho para outro e por que não dizer de uma garrafa para outra, afinal é comum encontrar garrafas do mesmo vinho e mesma safra, porém, observamos serem totalmente diferentes, isso pode ocorrer devido a forma de armazenamento, pequenas diferenças na rolha etc...
Ao nos aventurarmos na gigante gama de rótulos devemos observar alguns pontos:
·         Evitar comprar vinhos de safras antigas se não conhecer seu potencial de envelhecimento;
·         Dar preferencia às garrafas em posição horizontal, onde o vinho fique em contato com a rolha, mantendo-a sempre húmida e evitando que o seu ressecamento permita a passagem demasiada de oxigênio para o interior da garrafa.
·         Conhecer nosso próprio paladar é primordial para uma boa escolha, assim sendo, não dê saltos grandiosos entre o que você esta habituado a degustar e o que vai comprar, degustar novos vinhos sempre é bom para conhecer paladares diferentes, porém, não tente mudar completamente do dia para noite, as chances de se deparar com algo que não vai lhe agradar são grandes.



Reuber Lino da Silva


0 comentários :