Desmistificando o Vinho


Já me deparei várias vezes com a seguinte frase ou variações dela: “não entendo nada sobre vinho por isso não gosto”, então fui pesquisar na minha memória, a qual todos que me conhecem sabem não ser das melhores, mas acabei por descobrir que quando comecei a gostar de vinho eu não entendia nada sobre ele. Os vinhos que naquela época para mim eram os melhores vinhos, hoje não os considero nem mesmo medianos. Na verdade não é necessário entender para gostar de vinho, é exatamente o contrário, você tem que gostar para então começar a aprender, e aprender nem é fundamental, a não ser que queira trabalhar na área ou, o que sempre acontece, se torne um apaixonado por esta bebida.
Um exemplo que pode ilustrar melhor esta constatação de que não precisamos entender de vinho para gostar, é bem simples e me enquadro nele também, quantas pessoas que gostam de camarão realmente entendem de camarão? Até o exato momento que comecei a escrever este texto se alguém me falasse que tem uma carcinicultura eu pensaria que era uma doença, mas fiquem tranquilos, não é. Carcinicultura nada mais é do que a criação de camarão em viveiros. Mesmo sem entender nada de camarão adoro camarão, e o mesmo pode acontecer com você, tanto com o camarão quanto com o vinho, portanto não espere entender sobre vinho para começar a aprecia-lo.
Para quem está começando no mundo do vinho, é importante observar alguns aspectos, para evitar surpresas desagradáveis:
·         Antes de começar a se aventurar nas cartas de vinhos dos grandes restaurantes, comece a comprar vinhos para provar em casa, assim com tempo você terá conhecido vários vinhos, e principalmente, estilos de vinhos;
·         Eduque o seu paladar, normalmente temos o hábito de comermos rápido dando pouca ou nenhuma atenção aos sabores dos alimentos.
·         No início evite uvas que tendem a originar vinhos muito tânicos e/ou complexos.


Reuber L. Silva

0 comentários :