Google Começa a Unificar perfil do Orkut com o do Google+




Google começou a oferecer a partir desta terça-feira (29) a possibilidade de integrar os perfis de suas redes sociais Orkut e Google+. Os usuários que têm contas em ambos os serviços poderão optar pela unificação dos perfis. O objetivo da companhia é tratar os internautas presentes nos dois produtos como a mesma pessoa.


O perfil no Google+, no entanto, vai prevalecer. Todas as informações postadas lá, como nome e e-mail, serão atualizadas para o perfil do Orkut, único serviço do Google que ainda não tinha integração com o Google+. O link para fazer a unificação está disponível apenas na página do Orkut. Após optar pela junção, o usuário não poderá voltar atrás.


A unificação começou a ser oferecida nesta terça-feira para 1% da base de usuários. A
companhia espera ter, nos próximos dias, 100% dos usuários com a oferta introduzida.

“O Google+ é uma camada social que permeia em vários produtos do Google. Essa camada agora também estará disponível para os usuários do Orkut”, explica Felix Ximenes, diretor de Comunicação e Assuntos Públicos do Google, em entrevista ao G1. “Se eu tinha um apelido ‘x’ no Orkut e meu nome real no Google+, quando eu optar pela unificação, os dois perfis passarão a exibir o nome real”, completa Ximenes.


Com a integração, o conteúdo postado publicamente no Google+ entrará automaticamente no Orkut. Porém, fotos e posts publicados apenas para os círculos de amigos, não ficarão disponíveis no Orkut. “Entendemos que você deu um grau de privacidade diferente para aquele conteúdo. Logo, ele deve ser mantido dentro das suas expectativas de privacidade”, diz Ximenes.


O executivo explica que, além de optar por unificar, ou não, os perfis, o usuário também poderá autorizar que seus amigos do Orkut enxerguem seu perfil do Google+. “Se eu não optar por isso, meus contatos poderão ver meus posts, mas não saberão se eles foram publicados em outro lugar”, explica Ximenes. “A partir de um local só, eu poderei manter duas redes alimentadas”, acrescenta.


Ximenes esclarece que o Google não quer estimular que os usuários abandonem seus perfis no Orkut. “Digamos que você tenha vários amigos do Orkut que não queiram migrar para o Google+. Nós vamos respeitar isso. Então, eles continuam com seus perfis ativos, acompanhando o que você está fazendo, embora você comece a publicar pelo Google+, não mais no Orkut”, explica.



“Não é o fim do Orkut. Isso não quer dizer que estamos migrando todo mundo nem importando os dados. É apenas uma oferta para que os usuários optem por um perfil só e não tenham uma multiplicidade de presença em uma mesma empresa”, justifica Ximenes.
Anunciado em junho de 2011, o Google+ tem hoje 170 milhões de usuários no mundo, conforme a assessoria de imprensa da companhia. No Brasil, de acordo com dados do grupo de pesquisa StatCounter, o Orkut atingiu 0,75% de participação de mercado em maio deste ano, contra 76,4% do Facebook.


Em dezembro de 2011, o Facebook assumiu a posição do Orkut como a rede social mais acessada no Brasil com 36,1 milhões de integrantes – salto de 192% em 12 meses - segundo dados da consultoria americana comScore. No fim do ano passado, a rede social do Google contava com 34,4 milhões de integrantes brasileiros, o que representou aumento de 5% na base de usuários em 12 meses.


Fonte:http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/google-comeca-unificar-perfil-do-orkut-com-o-do-google.html

0 comentários :