Após visita de consultores da Unesco em março deste ano, Brasília recebe a confirmação do importante título


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) confirmou que Brasília mantém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. De acordo com o relatório produzido pelos consultores da entidade, a capital federal continua preenchendo todos os requisitos e as condições para mantê-lo.

O governador Agnelo Queiroz reiterou que a preservação do título de Brasília como patrimônio da humanidade é uma das prioridades da atual gestão. “Esse é um título de grande valor para a nossa cidade e, sobretudo, para o nosso país. Por isso, nossa ação é de preservação, recuperação, desconstituição de algumas agressões ao patrimônio e de valorização”, destacou.

Entre os dias 13 e 17 de março, Brasília recebeu a Missão de Monitoramento Reativo – realizada pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) – para avaliar o estado de conservação do sítio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

Durante todo o período, a equipe técnica do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), esteve à disposição dos consultores. Além disso, foi entregue aos membros do comitê um documento com os projetos do governo: ações na área tombada, como o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB); ações de fiscalização na área central e política de transporte, entre outros.

O compromisso do GDF com a preservação do título está marcado pelas ações que vem adotando em todas as áreas da administração pública, especialmente quando tornou o ano de 2012 o Ano de Valorização de Brasília como o de Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as iniciativas em andamento, destacam-se a revitalização da W3 Sul e dos Setores Hoteleiros, a construção da Esplanada dos Museus, a implantação de jardins e outras obras no canteiro central do Eixo Monumental.

Esclarecimentos – O Governo do Distrito Federal remeterá ao Comitê da Unesco esclarecimentos sobre todas estas ações e manterá aquele organismo internacional informado sobre as providências que serão adotadas para a correção de dados equivocados do relatório, como, por exemplo, a necessidade de suspender a elaboração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). A proposta do PPCUB já foi submetida a duas audiências públicas e será analisada na terceira audiência pública, no próximo sábado, 9 de junho. Além destas três audiências públicas, foram realizadas centenas de outras reuniões com a participação da população.


0 comentários :