HISTÓRIA DO GAMA

Para quem quer saber um pouco mais da nossa cidade...

Tenho certeza que a grande maioria que reside nesta e até mesmo quem nasceu não conhece está historia....

Segundo Wikipédia o Gama hoje possui cerca de 130.580 habitantes (PDAD 2010/2011).

A Cidade > População, Habitação, Comércio e Indústria



ANOGAMADISTRITO FEDERALVALOR(%)
1991 (1)136.2101.601.0908,51
1995 (2)117.2301.816.8606.45
1996 (2)120.5401.868.1806.45
1997 (2)124.9901.868.1906.69
1998 (2)127.9651.917.2726.72

Os números de lotes residenciais do Gama perfazem um total de 16.915, com um tamanho médio de 200 m². O padrão das habitações é médio; as dimensões possuem uma taxa de ocupação de 70% de área construída do lote e o gabarito é de dois pavimentos. Porém, existe no Setor Central duas quadras destinadas a habitações coletivas com 4.294 apartamentos, aumentando o número de residências, e o gabarito dos prédios é de seis pavimentos.

O Gama possui 1.650 lotes destinados a atividade comercial; conta também com um shopping, localizado no setor central, possuindo 419 lojas, praça de alimentação e 2 cinemas.

A atividade industrial do Gama é desenvolvida principalmente na zona urbana, possuindo um setor específico para as atividades industriais, o setor de Indústrias/Leste, com 528 lotes.
_______________________________________________________________
História > Criação da Cidade, Nome da Cidade, Os Primeiros

Em 13 de abril de 1960, foi sancionada a Lei 3.751 que regulamentava a implantação dessas cidades, por força do fluxo de mão-de-obra que se deslocava para Brasília, vinda de todas as partes do país.

A planta da cidade do GAMA, foi elaborada por Paulo Hungria, arquiteto de renome que com rara felicidade, dividiu a cidade em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central com quadras de forma hexagonal, criando a imagem de uma imensa colmeia.



Com prudência, o arquiteto não se preocupou com o planejamento do Setor Central, apenas delineou-o deixando sua execução condicionada às necessidades futuras.

Em maio de 1960, liderados pelo Engenheiro José Maciel de Paiva, no local onde hoje está o balão que segue para Taguatinga esteve uma comitiva que fez os primeiros exames do local onde ergueria a cidade. Concluíram que este não seria o ponto ideal, pois a queda dos mananciais partia daquele ponto, dessa forma o abastecimento de água seria prejudicado. Em pouco tempo foi realizado um novo estudo e a firma Irmãos Martins iniciou a topografia do terreno bem como a construção das primeiras 25 casas de madeira que abrigariam o Staff da sub-prefeitura. Assim se iniciou o GAMA. Em setembro de 1960, com a transferência de 30 famílias da barragem do Paranoá para barracos construídos pela NOVACAP, os destinos da cidade foram entregues ao Engenheiro José Maciel de Paiva que trazia consigo a experiência adquirida em Taguatinga. A cidade foi inaugurada em 12 de outubro de 1960.

NOME DA CIDADE

Embora não se tenha conhecimento exato da origem da palavra GAMA com que se intitulava a fazenda que emprestou seu nome à cidade, uma coisa é certa: ela partiu do Platô do Gama onde se localizavam as cabeceiras do ribeirão do mesmo nome.

Segundo pesquisas sobre o assunto, constado "ALMANACH DE SANTA LUZIA " publicado em 20 de novembro de 1920 sob o título "SANTA LUZIA - Esboço Histórico e Geographico da Cidade e Município", os trechos seguintes:

"Antônio Bueno de Azevedo tendo trabalhado com seu pai nas minas de Paracatu durante quase dois anos, em meados de agosto de 1746 formou, naquele povoado, uma volumosa bandeira, composta de amigos, patrícios e grande número de escravos e, à frente da caravana, marchou em rumo de noroeste, atravessou a Serra de Lourenço Castanho, o rio São Marcos, as belíssimas veredas que ficam entre este rio e o ribeirão dos Arrependidos, e, no dia 24, aportou à margem esquerda de um outro rio, a que chamou de São Bartolomeu, em louvor ao santo do dia.

Partiu para oeste a 11 de dezembro. Atravessou dois ribeirões e algumas chapadas e, no dia 13 ao descambar da última, fez alto na praia de um bonito riacho.

Tendo observado que no leito do córrego, ao longo das estrias de esmeril, brilhavam ao sol do meio dia, faíscas do fidalgo metal, mandou lavar um punhado daquela areia e, tal foi a quantidade de ouro que se mostrou aos olhos ambiciosos e fiscalizadores, que, por momentos, teve a cabeça inteiramente desvairada.

Mergulhado naquele prazer de riquezas, prazer que se misturava com a dúvida da desconfiança, mandou diversas vezes repetir a operação e, tanto ouro em granitos e palhetas encontrou, que o nobre paulista, genuflexando-se reconhecido, ergueu com sua gente, fervorosa prece à Santa Luzia, heroína do dia, e dedicou a esta valorosa mártir as minas que acabava de descobrir e a povoação que nelas ia fundar.
Dentro de pouco, eram lançados os fundamentos de uma importante povoação, nas duas margens do riacho que, pela lavagem de ouro, tinha suas águas constantemente barrentas e que, por isso, ficou chamado de Rio Vermelho. No começo do ano de 1747, chegou a Santa Luzia o padre LUIZ DA GAMA MENDONÇA, o primeiro sacerdote que penetrou no acampamento dos mineiros, sendo a primeira missa celebrada, a pedido de Bueno, no dia 25 de março, em um altar improvisado decentemente, junto à grande cruz erguida a 14 de dezembro último."

Sendo na época o padre, aquele que levava sempre seus ofícios às massas nas mais distantes localidades e era normalmente venerado, nada mais justo seria se supor que, em homenagem ao padre da GAMA Mendonça, fosse dado ao Platô e ao Ribeirão o nome de GAMA, uma vez que, nenhuma outra família existiu por estas bandas com nome ou prenome GAMA. Anos mais tarde este foi o nome de uma das quatro fazendas que deram origem à cidade. As outras fazendas se chamavam: ALAGADO, PONTE ALTA e IPÊ.

HABITANTE DA CIDADESr. Agnelo Dias Correia que aqui chegou em setembro de 1960 como funcionário da Sub-prefeitura
SUPERMERCADO OFICIALSAB, em 22 de Abril de 1963
CLUBE DE FUTEBOLGama Atlético Clube, fundado em 01/01/1962
INDÚSTRIASopremaco
PRÉDIO PÚBLICOEscola Classe nº1, construída em 1961
PROFESSORAD. Hilda do Carmo Pinto
GINÁSIO"Ginásio Noturno do Gama" sendo seu PRIMEIRO DIRETOR o professor José Durval de Araújo Lima.
MISSACelebrada por D. José Newton de Almeida Batista
INSTITUTO DE OBRAS SOCIAISInstituto Pax
AGÊNCIA BANCÁRIABanco da Lavoura de Minas Gerais fundado em 10 de Agosto de 1971.
ARMAZÉMArmazém Cristal.
CASA DE CONFECÇÕES E TECIDOSCasa Lima.
FARMÁCIAFarmácia do Joca ( Joalice de Sousa )
LINHA DE ÔNIBUSExpresso Brasil.
HOSPITALHospital do Gama ficava mais ou menos defronte ao Opromeso no Setor Oeste
FEIRA LIVREFoi o velho mercado do Gama que era um aglomerado de barracas entre o mercado 1 e o posto de gasolina, no Setor Leste.
AGÊNCIA DOS CORREIOSInstalada em 24 de Julho de 1961.
POSTO DE GASOLINAPOSERGAM (Posto de Serviço do Gama), hoje junto ao mercado 1.
SERVIÇO DE AUTO FALANTESVoz Social do Gama pertencente a José Oliveira Aguiar.
CINEMAITAPUÃ inaugurado em 28 de Março de 1963.
PÁROCOPe. José da Silveira Dumont.
Portal de Internetwww.webgama.com, está desde 15/03/2003 no ar.

 Fontes: Revista Gama 20 Anos(12 de Outubro de 1980) / Administração
_______________________________________________________________
Geografia > Área e Localização, Limites, Climatologia, Forma e Relevo
ÁREA E LOCALIZAÇÃO
A Região Administrativa do Gama ocupa uma área de 276,34 km² e tem como sede a cidade satélite de mesmo nome, com 15,37 km² de área urbana, situada 33 km a Sudoeste de Brasília.

LIMITES

Os limites da Região Administrativa do Gama são formados ao sul, Paralelo 16º03'S e limita a Região com os Municípios de Santo Antônio do Descoberto e Luziânia do Estado de Goiás. O Rio Descoberto faz o limite oeste , a leste limita a Região Administrativa de Santa Maria e ao Norte limitam as Regiões de Recanto das Emas, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante. Os Decretos nºs. 11.921/1989, 14.604/1993 e 15.046/1993 fixaram os limites das Regiões Administrativas do Distrito Federal
.





CLIMATOLOGIA

Segundo a classificação de Köppen, internacionalmente adotada, os tipos de clima do Distrito Federal são o tropical - Aw e o tropical de altitude - Cwa e Cwb.




O clima da Região Administrativa do Gama, que é o mesmo do Distrito Federal, caracteriza-se por dois períodos distintos:um seco, com ausência quase total de chuvas, no inverno, que vai de maio a setembro; e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão, que vai de outubro a abril, com uma precipitação pluviométrica anual excedendo 1.500 mm. A temperatura média anual é de 23º C, sendo os meses de Setembro e Outubro são os mais quentes e os meses de Junho e Julho os mais frios. A umidade relativa média anual é de 55%, porém nos meses mais secos, que são Julho e Agosto, chega a uma média de 18%.


FORMA E RELEVO

O relevo da região, em quase sua totalidade, é suave plano e suave ondulado, tendo como característica própria um grande vale, denominado Vale do Tamanduá. As variações altimétricas do relevo, de acordo com Atlas do Distrito Federal da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central - CODEPLAN, apresentam níveis correspondentes:
  • Superfícies planas, nas cotas acima de 1.200 m, sendo 1.271 m altitude máxima aproximada, cobertas predominante por cerrado e cerradão;
  • Superfície, nas cotas de 1.000 a 1.200 m, coberta por cerrado ralo, cerrado, cerradão e algumas manchas de mata ciliar; e
  • Superfície, nas cotas inferiores a 900 m, indo até 1.000 m, coberta por cerrado ralo, mata sub-caducifólia e algumas manchas de mata ciliar.
A Região Administrativa do Gama apresenta solos, em sua maioria, ácidos e com baixa fertilidade, predominando solos com horizonte B dos tipos câmbico, latossólico e textual, bem como algumas manchas de solo hidromórfico e, em pequena quantidade, os solos aluviais, situados nas baixadas às beiras dos ribeirões e córregos.


0 comentários :