Instituto Lula pode Captar Recursos da Lei Rouanet

Foto Retirado do site http://www.institutolula.org
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse ontem (26/06) que o Instituto Lula poderá captar recursos por meio da “Lei Rouanet” para financiar a construção do Memorial da Democracia. O museu exibirá o acervo do ex-presidente Lula e será erguido em São Paulo.

O mecanismo de renúncia fiscal é regulado pelo governo e permite que empresas interessadas em apoiar projetos culturais deduzam as doações do Imposto de Renda. 
Na prática, isso significa que o museu de Lula será construído com verba pública, o que ele e seu instituto prometiam não fazer. O projeto está orçado inicialmente em R$ 100 milhões. 
"Claro que vai poder ter captação pela Lei Rouanet", onde artistas locais não conseguem está verba para seus projetos culturais por causa burocracia conforme relato do Cineastra  da nossa cidade Sr. Tistá Flinetro em nosso programa no dia (19/05), e para o Ex-presidente Lula parece não existir tal burocracia.

Ana de Hollanda disse que já se reuniu com o ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), assessor de Lula, e prometeu apoiar a construção do memorial. "Abri todas as possibilidades institucionais possíveis"

Em comunicado divulgado em fevereiro deste ano, o Instituto Lula prometeu assumir todos os custos da construção de um edifício de alta excelência arquitetônica para o museu.


Após as declarações da ministra, o presidente da entidade, Paulo Okamotto, disse que estuda recorrer ao benefício. Okamotto chegou a afirmar que o mecanismo "não prevê recurso público". Ao ser lembrado de que as empresas doadoras deixam de pagar imposto ao governo, questionou: "Você considera isso recurso público? Então tá bom". 
Ele disse que quer começar a obra o mais rápido possível e entregá-la até 2015. O terreno, na região da Luz, é avaliado em R$20 milhões e foi cedido de graça pelo prefeito Gilberto Kassab.

O instituto diz que o museu será "suprapartidário" (conforme o dicionário Aurélio é uma ideia que está acima dos partidos. Seria de interpretar como uma ideia que não se choca, e até atende, os ideais de todos os partidos). Será que de fato atende os ideais de todos os partidos políticos ou somente o PT (Partido dos Trabalhadores)?

"Lula não quis comentar o projeto".

O que o Ex-presidente tem a comentar sobre o fato, já que instituto será construído com verba pública pela Lei Rouanet lei está que não beneficia quem de fato precisa dela que são os nossos artistas. 

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :