Os R's da Sustentabilidade

Imagem Retidado do Google
Os “Rs” da sustentabilidade estão aumentando. Há pouco tempo atrás falávamos apenas em 3, depois em 4,5..., agora já estamos falando em 7. Se você tiver algum “R” a mais não deixe de contar pra gente. Os “As”, “Bs”, “Cs” e “Ds” também serão bem vindos. Vamos ao nosso alfabeto sustentável!

REPENSE OU REFLITA – quando você repensa você percebe que nem tudo o que você aceita, compra ou deseja comprar é realmente necessário. Avalie as suas listas de compras com sinceridade e perceba que são muitos os itens de que você não precisa – pois são supérfluos e desnecessários – e que por isso mesmo, você já pode cortá-los de sua vida. Esse tipo de atitude além de colaborar com o meio ambiente, vai fazer um grande bem para o seu bolso também.

RECUSE OU REJEITE – se você repensou e percebeu que não há a necessidade de se aceitar ou de se comprar determinados produtos, então recuse-os. Comece fazendo assim com as inúmeras sacolas plásticas que você recebe no dia-a-dia.

REDUZA – ainda que um determinado produto mereça ser adquirido, faça-o sem compulsão. Evite fazer compras no impulso, aprenda a planejar tudo o que for comprar. Você já parou para observar que boa parte das coisas que nós compramos acabam sendo desperdiçadas. Se nós aprendêssemos a nos programar para o consumo, muito desse desperdício seria eliminado. Comece, por exemplo reduzindo a quantidade de papel que você imprime.

REPARE OU RESTAURE – se o produto que você adquiriu acabou quebrando, nada de jogar fora. Veja se não é possível consertá-lo. Há muitos objetos que tem um conserto fácil e barato e você não precisará colocá-los direto no lixo. Lembre-se sempre: quanto menor o acúmulo de lixo na natureza melhor.

REUTILIZE OU REUSE – talvez o seu produto não quebrou, mas já está parado há meses ou anos guardado em algum lugar. Mas nem por isso você irá jogá-lo fora não é verdade? Há sempre uma forma que encontramos para reutilizarmos algum produto parado. Talvez você não queira reutilizar consigo mesmo, mas sempre existirá alguém pra quem você possa doar alguma coisa que não queira mais. Você pode também reutilizar alguma coisa que outra pessoa já usou. E pode até comprar e vender dentro desse “mercado da reutilização”. Mas se você pensa que atitudes assim, são consideradas como “brega” ou “cafona”, então largue logo esse preconceito. Reutilizar está na moda, é moderno e sustentável.

RECICLE – não deu pra recusar, reduzir, reparar ou reutilizar? Bom, mesmo assim, você não irá jogar fora, não é verdade? Lave e separe todo o material inorgânico que você tiver (papel, plástico, vidro, metal) e depois encaminhe para algum posto de coleta que esteja próximo à você. Nos dias de hoje, sempre existe um, mais ou menos próximo de se sua casa, de seu trabalho ou de sua escola. E dependendo do material, você pode até ganhar algum dinheiro. A reciclagem hoje em dia, já um negócio respeitado.

REINTEGRE – até os materiais orgânicos, que não podem ser reciclados, não precisam ser descartados. Uma composteira orgânica, por exemplo pode transformar podas de árvore, cascas de frutas e legumes, além de outros materiais, em produtos fertilizantes. Você sempre encontrará uma adequada às suas necessidades.

Por: Henderson Matsuura Sanches


 


0 comentários :