Relato da Falecida ex-Paquita Patrícia do programa da XUXA!!!

Texto conta o drama de uma ex-Paquita do programa da Xuxa que, depois de se envolver com álcool e drogas, acaba falecendo com AIDS depois de deixar um aviso aos jovens. Mas será que essa história é real?

Recebi em meu e-mail pessoal varias vezes contando a historia da Patrícia, no Facebook e após uma pesquisa feita, a carta apareceu em 2012 na web, mas o que tudo indica que é bem mais antiga. Encontrei versões dessa mesma história em postagens de 2003! O que chama a atenção no texto dramático é que Patrícia, a ex-Paquita ainda teve coragem e forças para ditar tudo o que queria para mostrar pelo que passou nessa vida e ajudar a conscientizar os jovens.
Foto que circula pela web junto com o texto da suposta Patrícia
Mas a dúvida que fica é: Será que isso é verdadeiro ou farsa?

O texto apresenta várias das características:
  • Cita nomes de pessoas que não existem
  • Apela para o lado emocional do leitor
  • Pede para ser repassado para outras pessoas
  • É meio confuso e contraditório
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Dá a impressão de ter acontecido há pouco tempo

Quem é Patrícia?

Não encontrei nenhuma evidencia de que, de fato, tenha existido uma Paquita com o nome de Patrícia. 

Seria muito mais fácil se soubéssemos seu nome completo…

Um ex-Paquita passando por dificuldades seria um prato cheio para esse monte de jornais e programas sensacionalistas que adorariam explorar esse tipo de história, não acham? No entanto, não encontrei  nenhuma notícia que confirme o que diz nessa carta. Apenas, é claro, os sites e blogs que copiaram o texto.

Talvez, ela tenha sido finalista, mas não ganhou. Como saber?

Outro detalhe que precisa ser verificado no texto é que a moça, aos 13 anos, foi uma das finalistas em um concurso para novas Paquitas do programa da Xuxa. O programa da Rainha dos Baixinhos teve Paquitas (um tipo de ajudante de palco que dançava e cantava) dos anos de 1984 a 2002. Se a moça participou desse concurso, deve ter sido antes de 2002.

Cronologia da Patrícia


Suponha que a moça tenha morrido com 17 anos em 2012, vítima da AIDS. Em 2004, ela foi à Oktoberfest. Estava com 9 anos. Portanto, quando ela teria participado do concurso no Xou da Xuxa, aos 13 anos quando o programa da TV Globo já não tinha mais Paquitas (o Xou da Xuxa teve Paquitas até 2002 e a moça estaria com 13 anos somente em 2008, 6 anos após o término das Paquitas).

A moça da foto


Há poucas semanas, essa história da ex-Paquita começou a se espalhar novamente pelo Facebook junto com uma foto – que seria supostamente de Patrícia antes de ficar doente –, no entanto, essa mesma imagem aparece em vários outros sites e blogs afirmando que o nome da moça é outro (ou outros). 

Conclusão

História falsa! Não existe nenhuma ex-Paquita chamada Patrícia que tenha morrido com AIDS. É fato que as drogas estão presentes entre os jovens brasileiros e que toda campanha de conscientização é bem-vinda. No entanto, é preciso usar a cabeça para tentar alertar as pessoas quanto ao perigo das drogas e do álcool. Usar de mensagens falsas e repassá-las não vai ajudar em nada.

Por: Henderson Matsuura Sanches

1 comentários :

Anuncie