Rio+20 Adia Trabalhos da CPI do Cachoeira

Imagem Retirado do Google
Conferência sobre o meio ambiente dispersa atenção dos parlamentares

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, roubará as atenções dos membros da CPI do Cachoeira na próxima semana. 

O evento começou na última quarta-feira (13), na cidade do Rio de Janeiro, mas seu ápice será entre os dias 20 e 22 de junho, quando ocorrerá a reunião da cúpula dos chefes de Estado participantes. Parte dos parlamentares deve se ausentar do Congresso Nacional para acompanhar a conferência. 

Nesta semana, a CPI ouviu os depoimentos dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF). Ambos permitiram a quebra dos seus sigilos bancário, fiscal e telefônico. Agnelo tomou a iniciativa de liberar os dados, o que levou Perillo a fazer o mesmo. Na última quinta-feira (14), a comissão quebrou os dados dos dois governadores por um período de 10 anos.

A CPI aprovou ainda vários requerimentos de convocação, dentre eles, o da esposa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça. O jornalista Carlos Bordoni também foi convocado. Ele afirma ter recebido R$ 40 mil de uma empresa que supostamente abastecia o grupo comandado pelo contraventor por serviços que prestou na campanha eleitoral do governador de Goiás.

Em contrapartida, a CPI decidiu adiar as votações de requerimentos de convocação de Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta Construções, e de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Os parlamentares da comissão aprovaram por maioria de votos o "sobrestamento" dos requerimentos, até que a comissão constate o surgimento de “fatos novos”.

A CPI do Cachoeira foi criada para investigar uma organização criminosa supostamente comandada pelo empresário de jogos ilegais Carlinhos Cachoeira. Segundo investigações da Polícia Federal, o bicheiro usava políticos e servidores públicos, especialmente no estado de Goiás, para desviar dinheiro público.


0 comentários :