Analfabetismo diminui, mas o pleno domínio da leitura e da matemática ainda está distante de 3 em cada 4 brasileiros

Nos últimos 10 anos, analfabetismo funcional cai de 39% para 27%, enquanto o nível pleno de alfabetismo se mantém no patamar de 25%
Entre 2001 e 2011, o Brasil avançou na área da educação, ampliando o acesso ao ensino básico e superior em todas as regiões do país, mas os dados levantados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) neste mesmo período demonstram que a realidade ainda está longe de ser a ideal para o pleno desenvolvimento da sociedade brasileira.

Segundo o levantamento divulgado no último sábado (14), os avanços verificados na população de 15 a 64 anos localizam-se principalmente na transição do analfabetismo absoluto ou da alfabetização rudimentar para um nível básico de habilidades de leitura e matemática. A proporção de brasileiros com essas competências foi a que mais cresceu, passando de 34% para 47% da população no decorrer da década. Entretanto, a alfabetização plena, que supostamente deveria ser atingida ao se completar o ensino fundamental, permaneceu em torno dos 25% no mesmo período.
“O primeiro passo foi dado, as pessoas estão na escola. Agora é preciso investir na segunda e mais importante etapa: a qualidade do ensino”, Ana Lúcia.

Está matéria me faz recorda de uma que li em meu tempo de faculdade onde falava que 80% dos alunos eram analfabetos não sabiam ler nem fazer conta, hoje em dia e difícil você ver um aluno ser reprovado onde na LDB – Lei Diretrizes e Base Lei Nº 9394/96, onde a prova vale 3,0 e os outros 7,0 pontos o aluno consegue em sala de aula (trabalho, caderno, presença, participação, outros conforme a lei) , reprovação alta a escola recebe um valor menor quanto maior o índice de aprovação maior é a verba que irá pra instituição, devia ser o contrario a escola que tivesse um numero de reprovação alta deveria aumentar o valor não diminuir.
Não adianta somente colocar as crianças nas escolas, tem que investir no professor, reforma as escolas do DF, construir novas unidades, o número de alunos crescem a cada dia e o numero de escolas continuam o mesmo, vemos em uma sala cerca de 40 alunos em uma sala de aula onde o professor muitas das vezes desmotivado não da à devida atenção para os alunos.
Por: Henderson Matsuura Sanches



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