BigLinux

Imagem Retirado do Site BigLinux
Algum tempo que estou querendo falar dos sistemas operacionais Linux e resolvi começar por uma distribuição ou distro desenvolvida em Brasília pelo Bruno Gonçalves morador do Cruzeiro, o BigLinux que está na versão 12.04. 

Um dos pontos principais do projeto é ser um centro de desenvolvimento de aplicativos, trazer desenvolvimento tecnológico, inclusão digital, divulgar o software livre, incentivar o uso de aplicativos livres e compartilhamento de conhecimento. 

O BigLinux que tem como slogan “Em Busca do Sistema Perfeito!” é uma distro GNU/Linux  com interface gráfico KDE bonita, fácil de utilizar, roda em live cd (não precisa ser instalada no HD para usar), e é uma ótima opção para quem quer começar a usar o Linux.  

O BigLinux e devivado do Debian e atualmente utiliza Ubuntu como base, é um sistema leve que já vem com tudo que possa vir a utilizar, como LibreOffice, Firefox, Gimp, Wine, o compiz configurado (as animações na tela) entre outros, e o mais importante não trava e não tem a tela azul. 

Acabo de baixar a nova versão pelo link: http://www.biglinux.com.br/web/download/ e posso dizer que estou adorando está distro e existe uma grande chance de migrar para ela onde hoje utilizo o Linux Mint 13 que é uma versão irlandesa que tem o nome de Maya.

Recomendo a todos a baixar e conhecer está distro e utilizar o mesmo, afinal é o desenvolvedor é daqui por isso é tão necessário valorizar o BigLinux e apoiar o mesmo. 

Para conhecer mais sobre o BigLinux acessem o site: http://www.biglinux.com.br/web/

Por: Henderson Matsuura Sanches



0 comentários :