Computadores alugados clicaram secretamente usuários fazendo sexo nos EUA



Computadores alugados clicaram secretamente
usuários fazendo sexo nos EUA (Foto: BBC)

Uma investigação feita por autoridades americanas com sete companhias que alugam computadores nos Estados Unidos revelou que diversas das máquinas registraram secretamente fotos de seus clientes, alguns deles durante atos sexuais.

Os computadores investigados possuíam o software PC Rental Agent, da empresa Designerware, que coleta dados pessoais e até fotos dos usuários. Acredita-se que o PC Rental Agent esteja instalado em aproximadamente 420 mil computadores em todo o mundo.

"Sempre que você está usando o computador de outra pessoa, seja ele emprestado ou alugado, você pode nem sempre saber de todos os softwares que estão sendo utilizados e o que cada um está fazendo" disse Cluley à BBC.

Comentario: Este caso ressalta a importância de se verificar como funcionam todos os dispositivos do computador, especialmente quando a máquina é locada ou emprestada.
Programas de coleta de informação não são novidade, por isso temos que tomar cuidado com e-mail recebidos, não abrir nada de desconhecido principalmente os que são enviados por bancos, receita federal, procon, e demais orgãos pois, os mesmos já informaram que não enviam estes para ninguém.
Imaginem as informações coletadas por alguma empresa, e o que ela poderia fazer com essa informação.  Pode acontecer ate mesmo casos de espionagem industrial ou comercial.
No Brasil se isso acontecesse primeiramente iria verificar o contrato (algo que a grande maioria não le), nosso codigo penal é da decada de 40 não preve crimes digitais, mas existe a  lei 9296/96 interceptação telemática ilegal, prevista no art. 10.
Fiquem atentos ao que vocês recebem e instalam e ao que os outros instalam em sua máquina. Para usuário normal é quase impossível identificar um programa espião, mas para especialistas na área de informática é fácil encontrar tais programas. A recomendação que dou é formatar a máquina, instalar tudo do zero, não utilizar programas piratas até porque estes já podem vir com algum programa espião. O software livre é uma ótima pedida se não quiser pagar pela licença do sistema operacional. O sistema mais básico custa cerca de R$500,00,  entre outros custos que você terá na instalação de produtos licenciados.
Por: Henderson Matsuura Sanches


0 comentários :