Dia do Professor




Porque o dia do professor é comemorado hoje? 
 "No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida."         

Mas a pergunta que devemos fazer é a seguinte: Será que o professor no Brasil tem o que comemorar com o salário que ganha? A desvalorização da categoria, a falta de respeito por parte dos governantes e a falta de estrutura nas escolas brasileiras contribuem para que a cada dia exista menos interesse por essa bela profissão. Enquanto isso nossos políticos (muito não têm nível superior) ganham  salários gigantescos,  fato que não tem justificativa.

Nosso pais só vai melhorar quando realmente valorizarmos nossos mestres. Hoje ouvindo a CBN fizeram uma pergunta muito interessante: "Você lembra do seu primeiro professor?". Está aí um jeito de valorizar quem te alfabetizou.  Eu me recordo da Tia Alice, minha primeira professora, e você se lembra de quem foi seu primeiro professor? 

Desejamos a todos os professores do nosso Brasil, um feliz dia do Professor e torcemos para que eles sejam mais valorizados por nossos políticos e por nosso país!!!!  




0 comentários :