Gama - 52 anos de historia

Estadio do Gama
Nossa cidade está comemorando 52 anos de vida, e temos muito a comemorar e ainda muito a melhorar em vários setores, mas é hora de falar de coisas boas, relembrar o inicio da nossa linda cidade.
Podemos destacar algumas melhorias recentes da nossa cidade como: a ciclovia, o VLP que irá melhorar o transito, a UNB em nossa cidade, entre outros.
  
UNB - Gama

VLP - Terminal
Segundo algumas pesquisas, em agosto de 1746 o bandeirante Antônio Bueno de Azevedo saiu de Paracatu  em Minas Gerais  chefiando uma grande tropa rumo ao noroeste. Depois de ter atravessado chapadas, rios, veredas e ribeirões, chegou, no dia 13 de dezembro, num riacho em cujas areias descobriu ouro. A decisão foi de fundar ali um povoado, o qual recebeu o nome de Santa Luzia em homenagem à santa do dia. O riacho ficou conhecido como Rio Vermelho  já que tinha suas águas sempre barrentas por causa da lavagem do ouro. O povoado de Santa Luzia se transformou no que é hoje a cidade de Luziânia em Goiás.
No começo de 1747, chegou  a Santa Luzia  o primeiro sacerdote  a pedido do próprio Bueno: o padre Luís da Gama Mendonça. Supõe-se que  em homenagem ao padre  foi dado o nome "Gama" ao platô e ao ribeirão. As terras que hoje constituem a região administrativa do Gama,  na qual se localiza a cidade do Gama  pertenciam às fazendas do Ipê, Alagado da Suzana, Ponte Alta e Gama.


Criação

Com a transferência da capital do Brasil para o interior do país, as terras dessas quatro fazendas foram desapropriadas pelo Governo de Goiás, no período de 1956 a 1958, sob responsabilidade da Comissão Goiana de Cooperação para a Mudança da Capital do Brasil, tendo, por presidente  Altamiro de Moura Pacheco.
A sede da Fazenda Gama ficava próximo ao local onde hoje está o Catetinho (primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek), porém a cidade veio a ser instalada a oito quilômetros deste ponto de referência. O então presidente da república Juscelino Kubitschek visitou a Fazenda Gama em 02 de outubro de 1956, na ocasião de sua primeira visita à região onde seria construída a futura capital federal.
A cidade, assim como as outras, foi criada para alojar as pessoas residentes em invasões ou núcleos populacionais provisórios, solução encontrada para abrigar o excedente populacional em virtude da construção de Brasília, surgindo então, as denominadas "cidades-satélites", conforme a Lei Número 3 751, de 13 de abril de 1960.
O arquiteto Paulo Hungria, em maio de 1960, desenvolveu a planta urbanística da cidade na forma de colmeia, dividindo-a em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. O Setor Central (para atividades mercantis) não foi detalhado em função das necessidades futuras. Porém, coube ao engenheiro José Maciel de Paiva por ordem do então prefeito Israel Pinheiro (ex-presidente da Novacap), instalar um núcleo pioneiro e promover as primeiras transferências, iniciadas a partir de setembro de 1960.
Hoje o Gama é uma cidade em rápido desenvolvimento, com uma economia cada vez mais independente, com destaque para a construção civil, a cidade tem como principal atrativo o Estádio Walmir Campelo Bezerra  que está localizado no Setor Central.
O estádio será utilizado na Copa de 2014 para treinos de equipes.
Fontes de Pesquisa: Adm Gama;

0 comentários :