Atitude - Literatura


Mais uma vez tenho o prazer de trazer novas sugestões, espero que gostem e tenham uma boa leitura.


O Livro: Contos Crônicos, publicado pela editora All Print em 2010, reúne 21 textos narrativos de Nena Medeiros. São contos, em sua essência. Porém, alguns apresentam a narrativa leve, coloquial e ágil, muitas vezes apresentando eventos cotidianos já experimentados por quase todos nós, o que lhes confere uma dúbia segunda identidade crônica.

O primeiro dos textos, Areia, mostra uma vila de pescadores à beira mar, vitimada pelas constantes movimentações das dunas, que obrigam seus moradores a migrações periódicas. Numa dessas, seu Júlio se cansa e decide não seguir com o resto da cidade, transformando a velha tapera onde vive com a família, num bunker com estrutura para suportar o peso da areia durante a passagem das dunas por ali. Esse momento de isolamento em que tudo o que essa família tem é a si mesma processará grandes mudanças em todos.

Em Perdida no Vaticano, a personagem cai acidentalmente numa passagem secreta de uma das igrejas da capital católica, onde acaba descobrir um grande segredo.
Entre o Sonho e o Pesadelo conta a história de uma mulher que, num sonho que se repete noite após noite, consegue rever um grande amor, perdido anos antes. Angustiada ante a insistência dessas imagens, ela decide tentar vivê-las no mundo real.


O Livro: Contos Crônicos 2 segue, em parte, a mesma linha de Contos Crônicos, com textos narrativos que tanto se encaixariam da descrição de contos quanto de crônicas. Há uma difereça: minis e microcontos entremeados aos textos maiores quase como se estivessem ali só pra completar as páginas.

A vingança dá o tom nos textos Deu Zebra!, Irmão é irmão, filho da mãe é outra coisa!, O motoqueiro e a velhinha.

Alguns falam de amores e desamores, como Café AmargoEsquecendo um grande amor, Nossos Nomes em Cimento FrescoDesencontroAmantes.

Há textos que exploram as antológicas diferenças entre homens e mulheres, como A marca de batomO Vampiro e a RosaHomem é fogo.

Nena Medeiros


Biografia

Carioca e escreve desde muito jovem. Porém, só há pouco mais de quatro anos, resolveu publicar seus escritos. Desde então não parou mais, sendo autora ou coautora de mais de 800 textos, dentre poesias, contos, crônicas, peças de teatro e letras de música, todos disponíveis para leitura na Internet, em seu site http://www.nenamedeiros.com.br.

Também é colaboradora de vários sites e blogs na Internet, já teve textos publicados nas revistas Tendências e Negócios e Meia Um. Atualmente, é colunista no Jornal Alô Brasília, onde publica todas as sextas-feiras.

Publicou dois livros de contos (Contos Crônicos e Contos Crônicos 2) e está trabalhando em outros quatro novos livros:

Premiada em diversos concursos literários:
· 1º Lugar nas Categorias Contos e Conto Infantil,
· 1º Lugar na Categoria Humor, Melhor Texto na Categoria Humor e    Terceiro Melhor Texto no 6º Desafio Literário da Câmara dos Deputados (2010).
· Menção Honrosa no V Concurso Nacional PoeArt de Literatura (2010)
Nena Medeiros é imortal pela Academia de Letras do Brasil – seccional DF, ocupando a cadeira 36 desde 23/08/2012, Coordenadora dos Exercícios Criativos - Criação em Exercício -Encanto das Letras e tesoureira do Sindicato dos Escritores do DF.


Queridos leitores,
Aproveitem os textos desta grande contista cronista de Brasília.


Os livros estão disponíveis também no site www.alvoradadelivros.com
Desejo boa leitura para todos.

Por: Gacy Simas
Escritora pertencente a Academia de Letras do Brasil – ALB-DF.



1 comentários :

Unknown disse...

Essa aí é das minhas!
Sou fã de um humor literário...
Já curtia o texto dela no jornal, agora fiquei curioso para ler o livro...
Abraço!