SB Games 2012

Foto Tirada por: Matsuura
Entre os dias 02 e 04 de Novembro aconteceu em Brasília o XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Aberto ao público e com entrada franca, o Simpósio começou em 2002 com o nome Wjogos, focado principalmente em computação, e desde então vem ocorrendo anualmente aumentando seu escopo para incluir arte, design, cultura e questões da indústria. O SBGAMES atualmente é um dos maiores eventos promovidos pela SBC.

O SBGames se constitui no maior e mais importante evento da América Latina na área de games e entretenimento digital que reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. SBGames é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).



Fotos Tirada por: Matsuura
Podemos destacar as inúmeras empresas do DF que participaram do evento, como o Banco do Brasil, o Governo Federal, SEBRAE, Exercito Brasileiro, CAPES e CNPq. Durante o evento vimos as novidades, os novos jogos que irão chegar nas lojas, como é feito a movimentação dos personagens e a melhor parte que é poder jogar; isso mesmo quem participou do SBGames pode jogar todos eles de graça (adorei o jogo Residente Evil 6). 
Também aconteceram  palestras sobre os passos e as fases da criação dos jogos, como surgiu a ideia de criar o jogo e cosplay de personagens dos jogos (assim como acontece no kodama, são pessoas fantasiadas de personagens de jogos. O cosplay surgiu nos EUA em 1939, hoje em dia, com o cinema, games e animações japonesas tão evidentes em nossa cultura moderna  o movimento ganhou o mundo).

Posso dizer que em breve veremos jogos de alta definição no mercado e cada um melhor que o outro, assim como inúmeros jogos para o Android e Ipad, tanto para PCs quanto para os consoles (Xbox e Play Station).

Foto Tirada por: Matsuura

Foto Tirada por: Matsuura




Gostaria de destacar um jogo que foi feito no Blender, um aplicativo Software Livre, cujo  o criador é brasileiro o qual ganhou o primeiro lugar no torneio mundial de Games. Para quem não gosta de usar software livre, aqui está um prova do quanto ele é ótimo e não perde em nada para os software proprietários. 
De 15 a 18 de Novembro, acontecerá a VI Conferência Nacional do Blender, que será realizará em Brasília, na UNB. 
Para mais informações acesse o site:http://www.blender.pro.br/2012/.


Por: Henderson Matsuura Sanches



0 comentários :