Atitude - Literatura


Mais uma vez tenho o prazer de trazer uma nova sugestão, espero que gostem e tenham uma ótima leitura.

Pinóquio às Avessas
É uma estória que vai fazer com que o leitor pense sobre o modelo de ensino atual. Será que os alunos continuam sendo forçados a pensar e agir da mesma maneira? Como antigamente? O formato de educação mudou? Evoluiu ou não? As crianças são livres para sonhar, interrogar? Agir? Escolher sua profissão? Os métodos usados incentivam a criatividade ou sufocam os jovens?
No livro, usa-se a expressão “às avessas”, para provocar uma reflexão que cause alterações expressivas em favor de uma educação real, edificante, que preserve na criança – mesmo depois de se tornar adulto – a capacidade de sonhar, criar, transformar e realizar.
O conto inicia destacando a maneira como os pais falam com as crianças a respeito do colégio. Geralmente, os menores antes de ir para a escola o motivo pelo qual devem ir, se é divertido, legal, o que farão lá etc. De acordo com o escritor Rubens Alves, muitas pessoas, ainda, acreditam que somente por meio da escola (tradicional) a criança pode se tornar "uma pessoa de verdade".
Este conto reflete uma realidade ou ainda há esperança para nossas crianças?
Este livro fará você se questionar.
Boa leitura!

Autor : Rubem Alves


Por: Gacy Simas
Escritora e membro da Academia de Letras do Brasil, ALB-DF.

0 comentários :