Noticias da Fundação do Software Livre - FSL


Software Livre na Educação

BOSTON, Massachusetts, EUA - segunda-feira, 30 de janeiro, 2012 - O Projeto GNU anunciou hoje o relançamento de seu esforço de voluntários em todo o mundo levou a trazer software livre para instituições educacionais de todos os níveis. O novo esforço é baseado no http://www.gnu.org/education.
 

O recém-formado GNU Equipe de Educação está sendo liderado por Dora Scilipoti, um ativista de software livre e professor italiano. Sob sua liderança, a equipe desenvolveu uma lista de metas específicas para orientar seu trabalho:

Casos presentes das instituições educacionais em todo o mundo que estão usando com sucesso e ensinar software livre.


Mostrar exemplos de como programas livres estão sendo utilizados por instituições de ensino para melhorar os processos de aprendizagem e ensino.


Publicar artigos sobre os vários aspectos envolvidos no uso do software livre por instituições de ensino.
Manter um diálogo com professores, alunos e administradores de instituições educacionais para ouvir suas dificuldades e prestar apoio.


Manter contato com outros grupos em todo o mundo comprometidos com a promoção do software livre na educação.


GNU e sua organização de acolhimento, a Free Software Foundation (FSF), enfatizam que os princípios do software livre são um pré-requisito para qualquer ambiente de ensino que usa computadores:
Instituições educacionais de todos os níveis deve usar e ensinar software livre porque é o único software que lhes permite cumprir suas missões essenciais: disseminar o conhecimento humano e para preparar os alunos a serem bons membros da sua comunidade. O código-fonte e os métodos de software livre fazem parte do conhecimento humano. Pelo contrário, o software proprietário é o conhecimento secreto, restrito, que é o oposto da missão das instituições de ensino. Software livre apóia a educação, o software proprietário proíbe a educação.


Em um artigo na http://fsf.org/blogs/community/gnu-education-website-relaunch, Scilipoti acrescenta conhecimentos sobre a filosofia de organização do projeto, os contribuintes atuais, e os progressos até agora. De sua motivação básica por estar envolvido, diz ela, "Como defensor do software livre e um professor, sempre senti que o Projeto GNU necessário para abordar o assunto especificamente e em profundidade, pois é no campo da educação que os seus princípios éticos encontrar o terreno mais fértil para alcançar a meta de construir uma sociedade melhor. "


Em seu artigo, Scilipoti também destaca algumas das histórias de sucesso de software livre de todo o mundo, especialmente Kerala, na Índia, onde o governo migrou mais de 2.600 de suas escolas públicas para o software livre.
 

Enquanto a Equipe de Educação já compilou uma coleção de materiais úteis, eles também estão procurando mais colaboradores voluntários. Pessoas que querem ajudar, ou que tenham informações sobre exemplos edificantes de uso existentes de software livre nas escolas, devem entrar em contato education@gnu.org.

"A educação é realmente uma das áreas mais fundamentais temos de nos concentrar para alcançar a mudança social real", disse Free Software Foundation diretor executivo John Sullivan. "Precisamos ser reconhecer e ajudar as escolas que estão fazendo a coisa certa, e ajudar aqueles que ainda não estão a bordo de entender por que aqueles giveaway Microsoft Office, iPad, Kindle e trata não são tão grandes para salas de aula depois de tudo. Nós '
re muito grato a todos os membros da equipe para intensificar a enfrentar este desafio. Espero que outros serão inspirados por seu trabalho e se juntar ao esforço. "

 
A Equipe de Educação também tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe do GNU Tradução para fazer os novos materiais disponíveis em tantas línguas quanto possível. Pessoas interessadas em ajudar com o componente de tradução do projeto deve ver as informações em http://www.gnu.org/server/standards/README.translations.html.Sobre a Fundação Software Livre


A Free Software Foundation, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. A FSF promove o desenvolvimento e utilização de livre (como em liberdade) software - particularmente o sistema operacional GNU e suas variantes GNU / Linux - e documentação livre para software livre. A FSF também ajuda a espalhar a consciência das questões éticas e políticas da liberdade no uso do software, e seus sites Web, localizado na fsf.org e gnu.org, são uma importante fonte de informação sobre GNU / Linux. Doações para apoiar o trabalho da FSF podem ser feitas em http://donate.fsf.org. Tem sua sede em Boston, MA, EUA.Sobre Software Livre e Open Source


O objetivo do movimento do software livre é a liberdade para usuários de computador. Alguns, especialmente as empresas, defender um ponto de vista diferente, conhecido como "open source", que cita apenas objetivos práticos, como fazer software poderoso e confiável, se concentra em modelos de desenvolvimento, e evita a discussão da ética e da liberdade. Estes dois pontos de vista são diferentes no nível mais profundo. Para obter mais explicações, ver http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.html.Sobre o Sistema Operacional GNU e Linux Richard Stallman anunciou em setembro de 1983 o plano para desenvolver um software livre similar ao Unix sistema operacional chamado GNU. GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente para garantir a liberdade dos usuários. Veja http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html.


Em 1992, os componentes essenciais do GNU estavam completos, com exceção de um, o kernel. Quando em 1992 o kernel Linux foi relançado sob a GNU GPL, tornando-se software livre, a combinação de GNU e Linux formado um sistema operacional completo livre, o que tornou possível pela primeira vez para executar um PC sem software não-livre . Esta combinação é o sistema GNU / Linux. Para obter mais explicações, ver http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html.

Por: Matsuura

0 comentários :

ATITUDE NO AR AGORA TAMBÉM NO RÁDIO



É isso aí galera, depois de algum tempo ausente, o programa atitude está de volta à rádio comunidade FM 98,1. A equipe ATITUDE NO AR fica muito feliz em anunciar a todos que estaremos de volta para  continuar  o nosso trabalho  e agora mais modernos. Antenado com as novas mídias, temos  um novo espaço para falarmos sobre nossa cidade, e principalmente assuntos voltados à juventude, com muita música, informação, descontração e compromisso com você

Fiquem ligados por que o Atitude no ar está voltando!!!

0 comentários :

Voluntários para a Copa de 2014





Daqui a 2 anos teremos a Copa do Mundo no Brasil e a Fifa está selecionando 18 mil voluntários para trabalhar na Copa das Confederações em 2013 e no Mundial de 2014. E ai, você se candidata para essa vaga? 


Confira as informação do programa voluntário no site da fifa:   
http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1567690/index.html

Confira a charges que o Mauricio Ricardo fez sobre esse assunto:
http://charges.uol.com.br/2012/01/17/cotidiano-trabalho-voluntario/


Por: José Carlos Junior

0 comentários :

Indicados ao OSCAR 2012

Saiu a Indicação para o OSCAR 2012 e Tropa de Elite 2 não esta entre os indicados. 
A cerimônia do Oscar 2012, comandada pelo ator e comediante Billy Crystal (A Máfia Volta ao Divã), será realizada em 26 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para mais de 200 países.

Confira a lista completa dos indicados:

Melhor Filme
Os Descendentes
Histórias Cruzadas
Tão Forte e Tão Perto
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
A Árvore da Vida

Melhor Diretor
Woody Allen (Meia-Noite em Paris)
Michel Hazanavicius (O Artista)
Alexander Payne (Os Descendentes)
Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)
Terrence Malick (A Árvore da Vida)

Melhor Ator
George Clooney (Os Descendentes)
Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo)
Jean Dujardin (O Artista)
Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais)
Demián Bichir (A Better Life)

Melhor Ator Coadjuvante
Kenneth Branagh (Sete Dias Com Marilyn)
Jonah Hill (O Homem Que Mudou o Jogo)
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
Nick Nolte (Guerreiro)
Max von Sydow (Tão Forte e Tão Perto)

Melhor Atriz
Glenn Close (Albert Nobbs)
Viola Davis (Histórias Cruzadas)
Rooney Mara (Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres)
Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Michelle Williams (Sete Dias Com Marilyn)

Melhor Atriz Coadjuvante

Bérénice Bejo (O Artista)
Jessica Chastain (Histórias Cruzadas)
Janet McTeer (Albert Nobbs)
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)
Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento)

Melhor Roteiro Adaptado
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem que Mudou o Jogo
Tudo Pelo Poder
O Espião Que Sabia Demais

Melhor Roteiro Original
O Artista
Missão Madrinha de Casamento
Meia-Noite em Paris
A Separação
Margin Call - O Dia Antes do Fim

Melhor Animação
Um Gato em Paris
Chico & Rita
Kung Fu Panda 2
Gato de Botas
Rango

Melhor Filme Estrangeiro

Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
A Separação (Irã)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)

Melhor Documentário (Longa)
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated
Hell and Back Again

Melhor Documentário (Curta)
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
God is the Bigger Elvis
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry Blossom

Melhor Curta-Metragem
Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic

Melhor Curta-Metragem (Animação)
Dimanche/ Sunday
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life

Melhor Direção de Arte
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Cavalo de Guerra
Meia Noite em Paris

Melhor Fotografia
O Artista
Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

Melhor Figurino
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
W.E. - O Romance do Século
Anônimo
Jane Eyre

Melhor Maquiagem
Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Dama de Ferro

Melhor Montagem
Os Descendentes
O Homem que Mudou o Jogo
A Invenção de Hugo Cabret
Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
O Artista

Melhor Trilha Sonora

As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne
O Artista
O Espião que Sabia Demais
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Canção

Man or Muppet (Os Muppets)
Real in Rio (Rio)

Melhor Edição de Som
Cavalo de Guerra
Drive
Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Melhor Efeitos Sonoros
Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Transformers: O Lado Oculto da Lua
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo

Melhor Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II
A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Aço
O Planeta dos Macacos: A Origem
Transformers: O Lado Oculto da Lua



Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/cinema/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=32155032

0 comentários :

Recapeamento nas vias do Gama

 
Chegaram as chuvas e as vias públicas do Gama estão cheias de buracos. Depois de  muitas reclamações de seus moradores, a administração da cidade começou a recapear o asfalto danificado. Um dos primeiros locais a ser atendido com a operação, é a pista do semáfaro que fica entre o setor sul e setor leste. O recapeamento estava previsto para começar em dezembro de 2011, mas por causa das fortes chuvas, preferiram esperar. A idéia é recapear  os lugares com maior fluxo de veículos, e em seguida, as quadras residenciais. Sabemos que já estava na hora de  arrumarem as vias públicas, pois tava difícil  aguentar tanto buraco, que acaba danificando os carros e trazendo transtorno aos motoristas. Existe a possibilidade de que o GDF arque  com o prejuízo causado por acidentes em vias mal conservadas, porém a burocracia é muito grande.  É necessário tirar foto do buraco que o carro caiu e mostrar que na via não há placa de sinalização, depois tem que fazer orçamento em 3 oficinas mecânicas, mas até conseguir resolver todo o problema, o carro fica parado. E pra quem precisa do carro para trabalhar? Fica difícil esperar tanto.   

Mais informações no site da Adm. do Gama: http://www.gama.df.gov.br/


Por: Jose Carlos Junior



1 comentários :

O que é SOPA e o que pode mudar


A sigla SOPA (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate à Pirataria Online. Basicamente, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados. Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web. A Internet livre, como conhecemos hoje, estaria ameaçada.
O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo todo. Companhias prestadoras de serviço de acesso à Internet poderão, inclusive, ser indiciadas caso permitam o acesso a conteúdo que infrinja as leis de propriedade intelectual. Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.
Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclusive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.
Alguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn,  Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo, Observatório da Internet, Open Business.

fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/01/sopa-o-que-e-e-o-que-pode-mudar.html


2 comentários :

Google, Facebook e Amazon podem interromper acessos em protesto


Empresas protestam contra lei antipirataria do Senado norte-americano.
SOPA quer punir sites por distribuição ilegal de conteúdo pelos usuários.

O Google, o Facebook e a Amazon podem interromper seus serviços coordenadamente em protesto contra uma lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano, de acordo com o site da Fox News.

Chamada de SOPA, sigla para Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em, tradução), a lei tem reforço de representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas de seus produtos distribuídos gratuitamente na web. O projeto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos usuários, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem fechamento do site e até cinco anos de prisão.

Disney, Universal, Paramount e Warner Bros., grandes estúdios de Hollywood, apóiam a lei, enquanto Google, Amazon, Facebook, eBay, Twitter, PayPal, Zynga, Mozilla, entre outras, são contra.

O diretor da NetCoallition, uma associação das empresas da internet contra a lei, Markham Erickson, afirmou que a Mozilla, que desenvolve e distribui o browser Firefox, já desligou seus servidores durante um dia e que outras empresas como a Wikimedia, responsável pelo Wikipédia, pensa em fazer o mesmo.

Caso o serviço desses sites seja interrompido, os usuários não poderão fazer pesquisas no Google, atualizar o Facebook ou publicar mensagens no Twitter, por exemplo. No lugar das páginas, segundo Erickson, apareceriam mensagens contra a lei. "As pessoas precisam entender o impacto destas medidas pois estas normas mudam o modo como se usa a internet".

Há alguns dias, 40 mil sites retiraram seus serviços do provedor GoDaddy após a companhia afirmar que apoia o SOPA. A NetCoallition publicou uma carta em novembro relatando os perigos da aprovação da lei. Até Sergey Brin, cofundador do Google se manifestou: "Embora eu entenda o objetivo da proposta de reduzir a pirataria on-line, mas estou surpreso que quem cria nossas leis poderia contemplar estas medidas que nos colocariam ao lado das nações mais opressivas do mundo."


0 comentários :

Curso virtual para o jovem consumidor

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, realizará, de 29 de fevereiro a 17 de abril, um curso virtual para proporcionar a jovens do Distrito Federal e Entorno o conhecimento dos seus direitos, promovendo o exercício da cidadania. Serão tratados assuntos como: saúde e higiene; ensino particular; internet e redes sociais; educação financeira; e consumo sustentável, entre outros.
 
Para a diretoria do Procon/DF, o Curso Virtual para o Jovem Consumidor é uma excelente oportunidade para a população conhecer melhor o Direito do Consumidor, apresentado numa linguagem de fácil compreensão, sem qualquer custo para os alunos, que apenas necessitarão de acesso à internet, já que o curso será ministrado a distância.
 
As inscrições podem ser feitas nas unidades de atendimento do Procon-DF, nos endereços e horários abaixo informados, a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de janeiro. O curso terá uma carga horária de 60 h/aula e todos os aprovados no curso receberão um certificado que comprove a participação e conclusão.
 
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a EDDC pelo telefone (61) 3905-5555ou pelo e-mail escoladoconsumidordf@gmail.com.



LOCAIS DE INSCRIÇÕES:
 
CENTRAL 
SCS Venâncio 2000, Bloco. B-60, Sala 240 - CEP: 70.333-900 
Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h. 

 
BRAZLÂNDIA 
Quadra 19, Lote 19, Setor Tradicional - CEP: 70.720-190
Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h. 
 
GAMA 
Área Especial - 01, EQ 55/56, Loja 448, Setor Central - Central Shopping (Na Hora) - CEP: 72.405-601
Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira: 8h às 16:15h. 
 
TAGUATINGA 
Av. Comercial Norte, CNB 12, Lote 11/11 - Shopping Top Mall (Na Hora) - CEP: 72.125-525 
Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira: 7h às 17h.
Horário de funcionamento aos sábados: 7h às 13h.


0 comentários :

Concurso Público para Professor

O Instituto Federal de Brasília - IFB está realizando concurso público para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com Nível SUPERIOR, a Remuneração é de R$ 1.015,31 a R$ 3.678,74, são 98 vagas e a taxa de inscrição e de R$ 50,00, a data de inscrição vai do dia 16/01/2012 até 30/01/2012.  Para mais informação visitem a pagina da UNIVERSA.


http://inscricao.universa.org.br/ProcessoSeletivo.aspx?id=d549cb


  


Por: José Carlos Junior

0 comentários :

A garota que calou o mundo por 6 minutos - Eco 92 Legendado


Todo mundo gosto das declarações e onde estão as mudanças depois de tudo que ela falou na ECO RIO 92.

Calou o mundo durante 6 min, e a continuou a mesma coisa?

O que você tem feito para mudar essa realidade?

 Esse vídeo é para você jovem refletir em suas atitudes.

Por: Matsuura

0 comentários :

Oportunidades de trabalho para jovens

Projeto Jovem Cidadão cadastra jovens dispensados das Forças Armadas para seleções de emprego em empresas parceiras do Governo do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo ações para inserir no mercado do trabalho jovens que foram dispensados do serviço militar obrigatório. Por meio do projeto Jovem Cidadão, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), apenas em 2011, mais de 35 mil jovens foram cadastrados e tiveram seus currículos enviados a empresas parceiras da secretaria. Para este ano, a meta é atender 39 mil pessoas.

Segundo o subsecretário de Direito Humanos da Sejus, Todi Moreno, cerca de 45 mil jovens passam anualmente pelas filas de seleção das Forças Armadas, sendo que apenas 6 mil são aproveitados. “Muitos querem servir para garantir uma renda, mas acabam voltando para casa por excesso de contingente. Por isso, nós cadastramos esses jovens para buscarem o primeiro emprego”, explica Todi Moreno.


A Sejus possui parceria com 16 empresas dos segmentos de fast food, hipermercados e postos de combustíveis, entre outros, que recebem o cadastro dos jovens para seleção de funcionários.

Juramento à bandeira – Na manhã desta sexta-feira (13), cerca de 120 rapazes dispensados do serviço militar participaram do juramento à bandeira, no auditório da administração de Taguatinga, e saíram cadastrados para participarem de seleções de emprego.

“Ao fazer o juramento à bandeira, esses jovens assumem um compromisso com seu país, mas em muitos casos voltam para casa sem perspectiva alguma, sem saber como conseguir o primeiro emprego ou como se qualificar para o mercado de trabalho”, observa o subsecretário de Direito Humanos da Sejus Todi Moreno. “O Programa Jovem Cidadão busca solucionar esse problema”, destaca.


A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2012, o GDF passe a oferecer aos jovens cursos profissionalizantes, para que, no caso de não serem selecionados por uma das empresas parceiras da Sejus, eles possam ter outra opção para se inserirem no mercado de trabalho.

Jovens participam de palestra contra drogas – Antes de jurarem à bandeira, os jovens participaram de uma palestra sobre o uso e efeito de drogas lícitas, como álcool e tabaco, e ilícitas, como crack, cocaína e maconha. A palestra faz parte do programa Viva a Vida Sem Drogas, que busca conscientizar, especialmente os mais novos, sobre os riscos do uso de entorpecentes e outras substâncias prejudiciais ao usuário.

Por: Suzano Almeida, da Agência Brasília

0 comentários :

Aumenta uso das redes sociais para fins profissionais

Para Unisys, companhias ainda estão limitadas à divulgação da marca, mas ao colocar as mídias no centro da estratégia podem observar inúmeros benefícios.
Déborah Oliveira, da Computerworld

Já é realidade. Cada vez mais profissionais usam rede sociais para fins corporativos. Estudo recente realizado pela consultoria IDC a pedido da Unisys comprova e aponta que a utilização destes sites no trabalho foi duas vezes maior em 2011 em comparação com o ano anterior. E esse cenário deve se consolidar ainda mais nos próximos meses.

“Todos os segmentos de mercado estão caminhando para essa direção, porque é um movimento que vem de baixo para cima”, opina Paulo Roberto Carvalho, diretor de negócios de outsourcing da Unisys na América Latina.

De acordo com o levantamento, no Brasil, 34% dos empregados consultados afirmaram utilizar o Facebook para trabalho, ante 16% dos consultados em 2010. O LinkedIn é opção de 36%, sendo que no ano anterior foi apontado por 28% dos entrevistados.

“Em 2010 o uso já era significativo, mas não era necessariamente patrocinado pela companhia. Em 2011, os usuários começaram a usar mais ainda as mídias sociais para executar tarefas profissionais e chamou a atenção das corporações, que passam a ver os sites de relacionamento com outros olhos”, afirma Carvalho.

Por outro lado, prossegue, fato curioso é que as empresas ainda utilizam as mídias sociais para iniciativas de marketing e propaganda dos produtos e serviços e ainda não aprenderam a extrair todos os benefícios das tecnologias. “As redes sociais vão além e podem ser parte estratégica, uma forma de se aproximar e escutar os clientes, ampliar a produtividade e competitividade e ainda assumir a função de ferramenta de colaboração entre os empregados”, avalia.

O executivo aponta que nos Estados Unidos e na Europa as redes sociais já são parte da estratégia dos negócios e os resultados podem ser observados no aumento das oportunidades, fidelização do cliente, feedback imediato dos consumidores e aproximação com o público-alvo. Segundo ele, o consumidor não se contenta mais com uma página da empresa na web, estática. “É por isso que essa comunicação interativa passa a ser vital”, assinala.

Receio das empresas
Há ainda uma parte significativa de corporações que proíbe o uso, por não saber lidar com esse novo mundo e as ameaças relacionadas, como divulgação de informação confidencial ou riscos à segurança corporativa, comenta. “As redes invadiram as empresas pela porta dos fundos e por isso foram consideradas vilãs e acabam sendo desconsideradas como parte das atividades”, diz.

Para Carvalho, a melhor maneira de lidar com esse quadro não é negar ou proibir, mas, sim, tratar e suportar o ambiente de forma adequada. Criar políticas e termos de compromissos para evitar o vazamento de informações também fazem parte da lista. Essa é uma ação, pontua, que envolve toda a companhia, pois requer preparação da área de TI, RH, Jurídica e outras.

O diretor de negócios de outsourcing da Unisys na América Latina acredita que o caminho é sem volta. A própria Unisys aderiu à tendência e passou a disponibilizar, há cerca de dois meses, uma rede social interna para aumentar a produtividade dos funcionários.

Segundo Carvalho, no My Site, rede social da Unisys, que já conta com 18 mil adeptos [de um universo de 23 mil funcionários], é possível tirar, por exemplo, dúvidas com colegas de todo o mundo e ampliar o conhecimento sobre um determinado tema. O executivo explica que com o recurso "Ask me About", os colaboradores podem responder perguntas de outros colegas sobre suas áreas. “Estamos criando uma cultura de colaboração e relacionamento”, assinala.


0 comentários :