Atitude Literatura - Lygia Fagundes Telles


Hoje ofereço a vocês minha primeira indicação de leitura do ano e espero que gostem. Não deixem de postar seu comentário sobre as obras indicadas e também sobre alguma obra ou autor que você queira conhecer um pouco mais.

Livro indicado:

 Lygia Fagundes Telles A Noite Escura e Mais Eu, Companhia das Letras

O livro é muito bom, mas falarei especialmente do conto: Anão de Jardim

No conto podemos perceber claramente o extraordinário. Há uma interação entre o ser humano e o objeto, no caso uma estátua, um "Anão de Jardim" chamado Kobold. Resumo da história: um anãozinho feito de pedra (Anão de jardim), espera pela demolição da casa onde vive ao lado de um caramanchão.

Enquanto não acontece o previsível, Kobold observa os trabalhadores relembrando os fatos de sua existência. O proprietário da residência é um professor casado com Hortênsia. A esposa entediada com a monotonia no casamento resolve acabar com o matrimônio da maneira mais fácil e, assim, ficar com o amante e a herança. O desenrolar da trama é trabalhada com maestria pela grande e renomada escritora. Vale conferir. Lembro que este é um conto que costuma cair nos vestibulares.


Biografia de Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo no dia 19 de abril de 1923. Escritora, membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia de Ciências de Lisboa desde 1987.
Autora de 4 romances, 19 livros de contos, inúmeras antologias e participações em coletâneas. Recebeu várias premiações, inclusive um prêmio Jabuti pelo romance As meninas. Recebeu o prêmio em 2005

Por:  Gacy Simas
Escritora e membro da Academia de Letras do Brasil







0 comentários :