Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher


Hoje, 10/03/2013 em Santa Maria DF, centenas de pessoas participaram da Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher e em memória de Fernanda Graziele assassinada pelo ex-companheiro no interior de um shopping do Distrito Federal. Fernanda era uma menina meiga, carinhosa e muito presente na família, relata sua prima Meire Leão.


“Qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência” Esta é a definição prevista na Convenção Interamericana (também conhecida como “Convenção de Belém do Pará”), de 1994, para prevenir e erradicar a violência contra a mulher. (fonte: Brasil.gov.br).

Violência que só vem crescendo nos últimos anos com a ocorrência de inúmeros casos e o Distrito Federal está no topo desta estatística horrível.


O machismo, o alcoolismo são apontados como os principais fatores do aumento da violência doméstica. A falta de conhecimento da lei também contribui para essa triste realidade, pois, a maioria das mulheres sabe da existência da lei Maria da Penha, mas não conhecem o seu conteúdo.

A dependência financeira e o medo continuam sendo um dos principais motivos para que muitas mulheres não denunciem seus agressores.



Durante a Caminhada, familiares, amigos e moradores gritavam palavras de ordem contra a violência e a favor da valorização da vida pedindo também a ação mais efetiva do poder público para coibir esse tipo de crime e a conscientização das mulheres para que denunciem seus agressores.

A família de Fernanda pede justiça para que esse fato não seja esquecido e para que outras famílias não passem pela mesma dor. Nós nunca pensamos que isso poderia acontecer, mas aconteceu, por isso pedimos às mulheres que tenham coragem e denunciem seus agressores – diz Rideique Ales, irmão de Fernanda.  


Por: Adriano Couto

0 comentários :