Fundo de Apoio á Cultura de Distrito Federal


O fundo de Apoio à Cultura (FAC) foi implantado  em  1999, pelo governo do Distrito Federal, com  o  objetivo de incentivar os artistas que não tem condições financeiras   para implantar  o seu  projeto.

 Esse  fundo tem por objetivo  proporcionar a todos os  cidadãos apoio financeiro para projeto nas áreas de dança, literatura, artes visuais, artes cênicas, música, cinema, projetos especiais, circo, cultura popular, gestão, entre outros. O acesso aos recursos do FAC se dá por meio da análise de propostas pelo Conselho de Cultura do DF  formado por representantes do governo e da sociedade.  


 O  Auxiliar da biblioteca da Facitec, Veraldo Gomes, afirma que desde os anos 60 trabalha com música e sempre teve grande   dificuldade  de gravar o primeiro CD. “A oportunidade de se inscrever no projeto de apoio a cultura foi o início da realização de um grande sonho”, diz ele.


O compositor, Zezinho bezerra, afirma que “é muito importante se cadastrar nesse projeto para ter um objetivo realizado”, porque nem todo artista tem  recurso para conseguir  realizar  a sua obra.           


De acordo com o  assessor especial do Fundo de Apoio à Cultura, Andre  Luiz  Teixeira Cleber, os artistas necessitam de  incentivo e de apoio da secretaria de cultura, principalmente nas cidades satélites, que são as regiões menos favorecidas do Distrito federais.

Para se cadastrar  junto á secretaria do FAC, o primeiro  passo é se informar sobre o regulamento. Entre no site da secretaria  e  acesse o Fundo de apoio á Cultura. Cada proponente pode  apresentar dois projetos, contudo, somente um poderá  ser  selecionado e  beneficiado.


A partir do momento   em que os artistas se tornam agente de cultura começa a aplicação de recursos do fundo  em conta especial do banco de Brasília- BRB e do órgão central de planejamento e orçamento do Distrito federal.         

Por: Shirlei Rodrigues 

0 comentários :