Revitalização do Cine Itapuã


No dia 23/03 (sábado), ocorreu no Centro de Ensino Especial 01 do Gama, a Audiência Pública sobre a Revitalização do Cine Itapuã, realizada pela Administração Regional da cidade. Revitalização essa que  a população do Gama tanto anseia. O estado de abandono no qual se encontra o Cine  nos trás um sentimento de tristeza muito grande.

Cine Itapuã interditado desde 2008 foi inaugurado em 28 de Março de 1861 pela Empresa Cinematográfica Paulo Sá, em 1986 comprado pelos comerciantes locais e doado para o Governo do Distrito Federal, em 1988 foi reinaugurado passando a ser administrado pelo Cineclube Porta Aberto, porém sua doação foi oficializada em julho de 2012. É o 2ª espaço cultural mais antigo da nossa cidade e o 1º prédio de alvenaria construído no Gama.
Legislação:

De acordo com o PDL – Gama, Lei Complementar Nº 728 de 18 de agosto de 2006:
      O terreno possui restrição 02 (R2), permitindo o uso misto, atendendo residência, comércio em geral e coletivo, ou institucional.
       Destinação: Centro Comercial e Diversão;
      Subsolo 100% da área do lote (optativo);
      A área do terreno é de 1.530,00m²;
      A área referente ao Cine Itapuã é de 939,65 m²;
      O potencial construtivo é equivalente a 2x (duas vezes) a área do terreno, sendo permitido a construção de até 3.060,00m²;
      Não possui taxa de permeabilidade do solo, conforme Anexo III – Listagem de endereçamento do PDL – Gama.

Algumas propostas para a revitalização do Cine Itapuã:
·         Sala de Projeção;
·         Sala para Oficinas;
·         Salas de Artes Visuais e Plásticas;
·         Salas de Artes Cênicas;
·         Salão para Eventos Culturais;
·         Sala de Multimídia

Sei que o prédio é histórico e algumas pessoas querem que o mesmo passe por uma reforma e que não seja construído pavimentações acima do prédio como apresentado na proposta pelo Sr Edgar, Arquiteto da Administração. Talvez seja melhor que o prédio seja demolido e construído do zero tendo em vista o seu estado atual  e que seja criado um museu do Cine Itapuã contanto a historia do local.
Aguardamos a revitalização do Cine Itapuã  para que toda a população e principalmente o jovem possa vir a usufruir desde espaço que é de suma importância para todos nós.

E você caro leitor o que acha da revitalização do nosso Cine Itapuã?


Por: Henderson Matsuura Sanches



0 comentários :