Cartel Milionário

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Economica) está investigando um suspeito caso de Cartel, formado entre empresas multinacionais para fraudar as licitações do Metrô em SP e no DF.
 O suposto Cartel, que é um acordo ilegal entre empresas que participam de uma mesma licitação afim de aumentar os seus preços de produtos e/ou serviços para obter lucros maiores do que o normal, ocorreu entre 2000 e 2007, nos governos Covas, Alckmin e Serra, todos do PMDB.
As empresas que supostamente estão  envolvidas são a Siemens (Alemanha), Alstom (França), Bombardier (Canadá), CAF (Espanha) e a Mitsui (Japonesa). 
Segundo reportagem do jornal “Folha de São Paulo” a Siemens entregou documentos as autoridades onde a mesma informa que participo de cartel para fraudar as licitações e ainda que o governo de São Paulo não só sabia disto como também deu seu aval ao cartel.
Entre as fraudes em SP, trecho 1 da linha 5-Lilás, linha 2-Verde, manutenção de trens S2000, S2100 e S3000 da CPTM, manutenção da linha 12-Safira da CPTM e DF em contrato de manutenção o rombo nos cofres público pode chegar a cerca de R$ 577 milhões.
O Atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin seguiu a cartilha do ex-presidente Lula e afirmou que não sabia do esquema, o mesmo foi feito por Serra. Alckmin ainda acionou a justiça para que o CADE libere o acesso do Governo de São Paulo à investigação e declarou que se comprovado a formação de cartel as empresas envolvidas serão rigorosamente punidas e terão que indenizar o estado.

Opinião:
A corrupção que é um fato corriqueiro no dia-a-dia do brasileiro está entranhada nos mais diversos níveis da administração pública e enquanto não houver punições rígidas e exemplares não ficaremos livres deste câncer que assola nosso querido país. Ao ver um caso como este em que há a associação de empresas para fraudar e lesar o Estado, com aparentemente o aval do próprio Estado, desperta o sentimento de injustiça de impotência. Quando li a declaração do Alckmin em que ele afirma que as empresas envolvidas, caso a existência do cartel se confirme, serão punidas e terão que reembolsar o estado, sinto a falta da pessoa física, ou seja, de exigir punição para as pessoa envolvidas não apenas para as empresas. Será que essa declaração já foi pensando em se resguardar?

Reuber L. Silva

0 comentários :