CONSEGI 2013

Nos dias 13 a 15 de Agosto aconteceu o VI CONSEGI - Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, realizado na ESAF - Escola de Administração Fazendária localizado no Lago Sul.

O evento teve como tema central: Portabilidade, Colaboração e Integração, e o tema da espionagem do Governo Americano também teve seu momento de varias discussões do evento, sendo nas salas ou nos corredores e um dos temas foi: "Privacidade na Sociedade de Controle", onde segundo o senhor Amadeu, o problema das redes sociais é a violação da privacidade.

Um dos destaques do CONSEGI foi o 1º Encontro Nacional do LibreOffice, o qual aconteceu simultaneamente onde a Eliane Domingos foi premia pelo seu trabalho junto a propagação do LibreOffice e pela sua colaboração no Software Livre, premio este entregue pelo presidente do SERPRO senhor Marcos Mazzoni, onde a comunidade LibreOffice Brasil comemorou muito tendo em vista que a comunidade tem apenas 3 anos de existência.



A comunidade LibreOffice em seu evento teve palestras, oficinas de Writer, Calc, Impress, Draw e inúmeras palestras e umas delas com o presidente da TDF - The Document Foundation o senhor Florian Effenberger.

A comunidade Libre Office Brasil anunciou a data do 2º Encontro Nacional do LibreOffice que será nos dias 11 e 12 de Abril de 2014 com local a ser escolhido, o qual será realizado em forma de licitação como fora o FLISOL-DF deste ano.

O estado brasileiro que se destaca pela politica em tecnologia de informação por usar o software livre é o Rio Grande do Sul que possui a lei ODF Nº 14.009, outros governos também estão migrando para soluções livres como Rondônia, Tocantins, Ceara, não encontrei ninguém do governo do DF no evento, onde apenas dois Deputados passaram no evento sendo o Dep. Federal Izalci Lucas na abertura do evento e o Dep. Distrital Joe Valle na palestra Estratégia de Migração para o LibreOffice.

A junventude também teve seu espaço garantido no evento onde tivemos a tenda jovem, onde estudantes da rede pública, universitários e jovens em geral discutiram sobre o software livre.

Um dos temas discutidos na tenda com os jovens fora "Google Alem da Busca" e o "Jovem e Software Livre".

Tentei entrevistar alguns palestrantes mas infelizmente não deu devido que os mesmos assim que terminavam o SERPRO entrevista a todos para a TV SERPRO, todas as palestras assim como o evento foi transmitido pelo SERPRO pela internet.


Por: Henderson Matsuura Sanches




0 comentários :