Reunião da ABNT em Brasília

Hoje (30/10) aconteceu a reunião da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, na Sede do SERPRO localizado na L2 Norte, Quadra 601, a ABNT é a entidade responsável pela padronização de todos os tipos de documentação como: TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (para os universitários), Publicação de Artigos Científicos, Publicação de Livros, Mestrado, Doutorado e outros.

Nesta reunião teve a presença presença da SERPRO, CAIXA, CONAB, FNDE e da Comunidade LibreOffice e nos da equipe Atitude, o evento foi transmitido via Tele Conferencia para Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo o Banco do Brasil e a Presidência da Republica não puderam comparecer onde enviaram um comunicado que apoiavam e poderiam contar com eles para a atualização da nova norma.

Uma noticia que deixou todos triste na reunião foi que Brasil deixou de ser membro participante (votante) para ser membro observador na ABNT-Internacional deste ano na Alemanha por falta de um corpo técnico local. Próxima reunião sera em setembro no Japão em 2014 caso o Brasil tenha um corpo técnico poderá voltar a ser membro participante e ter direito a voto, mas isso depende do trabalho que será realizado esse ano pelo Grupo de Trabalho (GT) que realizará à atualização das normas como a da OASIS que fala do padrão ODF (Formato de Documentos Abertos) que está na versão 1.2 assim como no EMCE 376 do OOXML (Formato dos Documentos da Microsoft Office), entre outros.

ABNT atualmente está trabalhando nos seguintes temas:
  • ePub - Formato de arquivo digital padrão específico para ebooks (livros digitais);
  • Zip - Formato de arquivos para compactar e descompactar arquivos;
  • ODF - Formato OpenDocument (ou OpenDocument Format), constitui um padrão aberto para o armazenamento de documentos;
  • OOXML - Open Office XML (que não é um documento aberto e sim um documento proprietário fechado), é o Formato criado pela Microsoft desde o Office 2007.

A ABNT também é responsável pela padronização de documentos na área de Segurança Digital que é feita pela Comissão de Estudo (CE) 21 e pela Cloud Computing (Computação nas Nuvens) CE38.

No fim da reunião foi divulgado as próximas reuniões presencial da ABNT que será em Abril e Outubro de 2014  com a pauta prevista sendo:

  • Eleição do Novo Coordenador;
  • Tradução da norma ISO 26300 ODF 1.2;
  • Confirmação da finalização da tradução e correções.


Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :