Como estudar para concurso

Este ano será excelente para quem pretende ingressar no serviço publico. Muitos concursos oferecerão centenas de vagas nesse setor e para obter êxito, o candidato precisa de muito empenho e dedicação na sua preparação para concorrer a uma vaga. Muitas pessoas deixam para estudar em cima da hora e acabam não sabendo como fazer. O ideal é que se tenha um bom tempo para se preparar com tranqüilidade e sem correria, mas, com algumas técnicas, você pode ter uma maior possibilidade de sucesso. Segue algumas sugestões.

Local adequado – Escolha um local bem iluminado, arejado e o mais silencioso possível. Estude de preferência em uma mesa, mantendo assim uma boa postura corporal, e nada de sentar em almofadas ou no chão.

Grupo de estudos – Se possível, estude em grupo, ajudando-se mutuamente nas matérias de maior deficiência. Muitas pessoas se sentem mais motivadas estudando dessa maneira.

Rotina de estudos – desenvolver uma forma de estudar com estrutura bem definida de tempo, matéria e conteúdo para que seu tempo seja melhor aproveitado e que possa estudar com mais objetividade. Faça resumos, sínteses, destaques as palavras mais importantes do texto lido, faça anotações, enfim, use todas as formas para melhor assimilar o conteúdo estudado.

Objetividade na escolha do concurso – Escolha concursos dentro da sua pretensão que tenham a mesma base de matérias e que se diferenciem somente nas matérias específicas. Assim você pode concorrer em um maior número de exames.

Prepare-se e não deixe para ultima hora. Lembre-se que essa forma de estudo pode e deve ser aplicada em todas as áreas do conhecimento. Bons estudos e seja feliz.


Por: Adriano Couto

0 comentários :