Caos no Transporte Público do Entorno Sul do DF

Nesta terça-feira (08) foi escrita mais uma página do descaso das autoridades com o transporte público do entorno sul do DF, um local conhecido pelos próprios moradores como “NEM”, ou seja, nem do DF nem do GO, afinal o governo de Goiás se mostra completamente inerte quando o assunto são as cidades do entorno do DF, e o Distrito Federal por sua vez não tem o que fazer, visto que, pelo menos no papel, estas cidades são pertencentes ao estado do Goiás. O Sr. Marconi Perillo não demonstra, pelo menos de forma prática, que se importe com a população residente no entorno.
Cansados de esperar pelas autoridades, os moradores partiram para a radicalidade, aparentemente a única forma de serem notados, e bloquearam a BR-040 por mais de 6 horas, o que gerou um engarrafamento de mais de 20km nos dois sentidos da via, as reivindicações são as de sempre, um transporte público de qualidade e confiável, ônibus que estejam aptos a completar seu itinerário e que não quebre alguns quilômetros após deixar a garagem, linhas que respeitem os horários de partida.
Como se não bastasse o estado deplorável da frota da viação Anapolina, uma das que atende o entorno, a empresa também não honra seus compromissos com os funcionários que estão com seus salários atrasados e resolveram aderir aos protestos, cruzaram os braços e fecharam a via GO -520, no Novo Gama, onde pediram a regularização dos salários atrasados e alertaram para o estado dos ônibus que atendem a pulação, segundo os próprios rodoviários muitos veículos estão em condições precárias inclusive com problemas de freios.
Entramos em contato com a ANTT e a assessoria de comunicação, através do Sr. Edson Quadros, informou que concedeu autorização especial a quatro operadoras de ônibus para atuação no Entorno Sul.
·         A empresa União Transporte Brasília (UTB) passará a atender também linhas entre o Distrito Federal e Luziânia.
·         A Mais X Turismo e Empreendimentos ficará responsável pelas linhas entre o Distrito Federal, Novo Gama (GO) e Parque Estrela D’Alva (GO).
·         A Rota do Sol foi autorizada a operar o transporte de passageiros entre o Distrito Federal e Lago Azul (GO).
·         A Kandango Transportes e Turismo prestará o serviço entre o Distrito Federal e o Parque Industrial Mignone(GO).
Estas empresas poderão operar até a conclusão da licitação de Transportes Semiurbano de Passageiros que está prevista para 19 de agosto.
Pelo novo sistema, a idade média da frota passa a ser de cinco anos e, a máxima, de dez anos. Será estabelecida, também, a frequência mínima de viagens durante o dia para as linhas a serem exploradas pelos vencedores da licitação.
Após a licitação, a ANTT poderá acompanhar a operação por meio de um sistema automatizado que fornecerá informações, como horários, atrasos e interrupções nas viagens, bem como número de passageiros transportados.
A sensação que fica com todas estas manifestações, sejam referentes ao transporte público ou não, que o recado que sociedade quer passar é simples, podemos resumir apenas em uma palavra, RESPEITO.

Reuber Lino da Silva
+55 61 8101-4484

reuber.atitudenoar@gmail.com

0 comentários :