ESL - Encontro Software Livre


No ultimo sábado 06/09, foi realizado no CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama o Encontro Software Livre – ESL, sendo o primeiro evento realizado de software livre no Gama.

O ESL teve 301 inscritos e 80 participantes presentes, e esse número poderia ter sido maior caso não houvesse a greve dos ônibus que nos prejudicou e alguns palestrantes como foi o caso do Francisco Ernesto Teixeira que palestraria sobre Big Data, essa foi a segunda vez que isso acontece esse ano a primeira foi no FLISOL – DF, mas tirando a greve o evento foi um sucesso avaliado pela organização.

Abertura do ESL
O CRC apresentou seu trabalho, os cursos gratuitos oferecidos para a população, computadores recondicionados enviados e doados, o sistema operacional utilizados é o Xubuntu e o trabalho de metarreciclagem realizado pela instituição.
 
Todas as palestras foram disputadas, onde destacamos as mais concorridas sendo; Google – Muito Além da Busca, LibreOffice, Que tal um Pequeno/Grande Servidor, WordPress, Software Livre no Governo, e claro o Instal Fest onde foi instalado em 10 notebooks o GNU\Linux sendo: Linux Mint, Ubuntu, Xubuntu e até um MAC Book Air foi instalado o Ubuntu. 

Abertura do ESL

Install Fest


 
Metarreciclagem
 
Metarreciclagem

 
Palestra sobre LibreOffice
  
Palestra IDE-Eclipse

Ontem com certeza foi um dia dedicado ao conhecimento, liberdade e de conhecer mais o software livre, aos organizadores e ao CRC-Gama estão de parabéns pela realização do ESL e esperamos que em 2015 seja realizado o II ESL no Gama.

Os participantes já podem emitir seu certificado no site do evento pelo link:

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :