II Encontro Nacional do LibreOffice

A Unesp foi sede do II Encontro Nacional LibreOffice que aconteceu dias 26 e 27 de setembro no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Câmpus de São Paulo onde a instituição é um case de sucesso internacional na implantação do LibreOffice e no desenvolvimento de sistemas com software livre, disse a vice-presidente do Conselho da The Document Foundation Eliane Domingos de Souza.

O Encontro visou a troca de experiências sobre o uso implantação e o desenvolvimento de softwares padrões abertos de documentos, além de oficinas sobre técnicas de utilização intermediária das aplicações do LibreOffice em planilhas, editoração de textos, apresentações, desenhos e bancos de dados.

A cerimônia de abertura contou com a participação de Eliane, do assessor da Pró-Reitoria de Administração Leonardo Theodoro Büll, Emanuel Rocha Woiski, professor da FE, Olivier Hallot, membro fundador da The Document Foundation, e o embaixador da Associação Software Livre.ORG para a América Latina Sady Jacques.

Para Jacques, o exemplo da Unesp deveria ser registrado no Ministério da Educação e levado para as outras universidades públicas do país. Segundo ele, ao permitir que seus estudantes conheçam programas com padrão aberto, e possam desenvolver projetos, a Universidade lhes permite ou dá condições para se apropriarem de ferramentas tecnológicas livres.

Os softwares livres são programas de computador com seus códigos abertos, permitindo aos usuários, individualmente ou em coletivos, executarem, copiarem, distribuírem, estudarem e modificarem o software, para atendimento de suas necessidades.

Um exemplo de sucesso, de acordo com Hallot, é o LibreOffice. Criado há quatro anos, o programa permite o desenvolvimento de ferramentas de edição de texto, planilhas, banco de dados e de desenhos. "Hoje, o Libre está difundido e é utilizado em todos os setores do país, sejam instituições públicas ou privadas", salientou.

Um dado apresentado pela instituição foi a economia que a Unesp tem por anos de R$ 9 milhões de reais, não comprando mais licenças do Microsoft Office a cada três anos, onde eles aplicam esse dinheiro em pesquisa, infraestrutura, treinamento e outros investimentos, sendo que agora eles querem migrar para o sistema operacional GNU\Linux tendo em vista que a maioria dos seus servidores já são em Software Livre.

Para baixar o LibreOffice acesse:https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :