Vamos falar de Filosofia?

No último dia 22 foi celebrado o Dia Mundial da Filosofia pela UNESCO (Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apesar de liderar esse dia declara não ser a sua proprietária, declarando que é propriedade de todos que tenham interesse pelo assunto.
O dia 22 de Novembro foi escolhido por ser uma data aproximada da morte de Sócrates, e é celebrado desde 2002.
Reconhecendo a importância da filosofia, o programa Atitude no AR, entrevistou a Diretora Voluntária da Nova Acrópole Gama, Ivonete Silveira, que esteve presente compartilhando com o programa e os seus ouvintes a grandeza desse assunto que caminha com o homem desde tempos imemoriais.
A Organização Internacional Nova Acrópole tem 57 anos e foi fundada em 1957 em Buenos Aires (Argentina) por Jorge Ángel Livraga Rizzi, que propunha o estudo de filosofia à maneira clássica, que significa a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no dia a dia, como meio de se alcançar o melhor do que há em cada um, ao invés de estacionar apenas em conhecimentos puramente teóricos.
A Nova Acrópole hoje se encontra presente em mais de 50 países e há 30 anos no Brasil. Escolheu como tema para o Dia Mundial da Filosofia: A Filosofia na Educação Humana: Como Valores Transforma o Mundo. Em razão desse dia, foram realizadas atividades em todo mundo, como palestras e apresentações culturais.
Embora haja um dia internacionalmente dedicado à filosofia, não podemos deixar de entrar no clichê universal utilizado em outras datas comemorativas como o dia dos pais ou das mães, onde muitos afirmam que os dias desses entes queridos são todos os dias, portanto, apesar de ter uma data comemorativa não comercial e ainda não tão popular, me atrevo a afirmar sem medo de errar que o dia da filosofia também é todos os dias.
Muitos dizem não gostar e chegam ao ponto de bradar a sua completa inutilidade em suas vidas, talvez pelo trauma gerado pela matéria Filosofia ensinada no Ensino Médio, onde nos perdemos em leituras e resenhas superficiais de alguns filósofos sem que sejamos induzidos ou instigados à investigar e refletir a profundidade de seus pensamentos, ou seja, nos vomitam a História da Filosofia e se esquecem de nos ensiná-la, fazendo com que a maioria de nós adquira uma tremenda aversão á algo com o potencial oculto de mudar nossas vidas, a forma que vemos o mundo e consequentemente a nós mesmos.
Aos que desprezam a Filosofia, sinto muito em informá-los que ela está em cada detalhe do seu dia a dia e que você com certeza a utiliza mais do que imagina, por mais que não a enxergue, pois ela é como o ar que você respira, mas não vê.
Logo, você está impregnado dela em cada partícula intima do seu ser. E a exterioriza ao discutir política com um amigo, ao se sentir injustiçado com algo que feriu o seu senso de justiça, ao se declarar de direita, de esquerda ou neutro, ao justificar a sua opinião e convencer alguém com argumentos, bem como ao se perguntar: qual o sentido da vida e a razão de estarmos aqui.
“O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.” Bertrand Russell.

Por Juan Ricthelly



0 comentários :