20 anos sem um gênio

            
            
           E há exatos 20 anos atrás o Brasil dava adeus a um dos grandes nomes da música brasileira. Batizado como Antônio Carlos Jobim Brasileiro de Almeida e mundialmente conhecido como Tom Jobim, esse grande homem é conhecido como um dos pais da Bossa Nova, e em décadas de carreira deixou um legado que sem dúvida alcançará gerações e gerações.
            Tom teve inúmeras parcerias ao longo de sua carreira, só para se ter uma ideia, vejamos alguns dos nomes que estiveram ao seu lado: Vinicius de Moraes, Elis Regina, Chico Buarque, João Gilberto, Dolores Duran e até mesmo Frank Sinatra.
            Dessas parcerias a mais famosa e duradoura, foi sem dúvida com o poeta e diplomata Vinicius de Moraes, que dentre tantas músicas produziu a canção brasileira mais cantada e regravada no mundo, a formosa Garota de Ipanema, que foi inspirada em uma moça muito bonita que passava de vez em quando em frente ao bar em que Tom e Vinicius costumavam beber e compor.
            Tom era compositor e maestro, e é colocado ao lado Villa Lobos, como um membro antológico do panteão musical tupiniquim. E muitos o reconhecem como um dos grandes responsáveis pela internacionalização da música brasileira, visto que viajou inúmeras vezes aos exterior para fazer suas apresentações cantando em português, criando uma demanda pela música brasileira que não havia antes.
            O sucesso é tão inegável que hoje não é incomum escutarmos regravações de suas músicas nos mais diversos idiomas, um bom exemplo disso é uma versão em hebraico de Águas de Março, uma de suas canções mais famosas, que se tornou bastante conhecida por meio de um dueto entre Tom e Elis Regina, que inclusive chegaram a gravar um álbum juntos.
            É claro que o ATITUDE NO AR, não poderia esquecer de prestar uma singela homenagem à esse homem que nos presenteou com uma obra digna da grandeza de nosso povo e de nossa história cultural, que é sem dúvida rica, vasta e complexa. Um homem que teve a ousadia de mostrar ao mundo que o Brasil também é música.

"A gente só leva da vida a vida que a gente leva." Tom Jobim  

Dom Juan Ricthelly           

0 comentários :