FLISOL -DF 2014


No sábado, 26/04/2014, aconteceu o primeiro FLISOL descentralizado do Distrito Federal onde tivemos duas sedes, Taguatinga e Santa Maria, nesta ultima a equipe Atitude realizou a transmissão e a gravação de palestras.

Em Santa Maria foram 334 inscrições, 17 palestrantes e várias instalações do GNU\Linux sendo as distros; Ubuntu, Linux Mint, Open Mandriva e inúmeros sorteio de brindes.

Quem compareceu ao evento pode conferir as novidades dos softwares livres, oficinas e aprender como utilizar estes programas em diferentes áreas, como por exemplo Artes Gráficas, Monitoração de Serviços com o Zabbix, PHP, Java com a IDE Eclipse, Apache Cordova, GNU Cobol, o Mercado  de Dados Abertos entre outros.

Henderson Matsuura Sanches
O Atitude também marcou presença como palestrante através das palestras - “Apresentando LibreOffice”, ministrada pelo Henderson Matsuura, que abordou história do aplicativo, o que é o LibreOffice, compatibilidade e interoperabilidade e as vantagens do LibreOffice, assim como as novidades, dentre elas a atualização da falha na biblioteca OpenSSL, na versão 4.2.3, que é utilizada pelo HeartBleed para atacar sites e programas que utilizem esta biblioteca.

Reuber L. Silva
A outra palestra ministrada por uma membro do Atitude foi  -"IDE Eclipse", a qual o Reuber L. Silva apresentou a IDE e suas várias ferramentas, como a solução para criar métodos automáticos, testes no ScrapBook e com a Junit Test Case, além é claro de uma rápida explicação do paradigma da programação orientada a objeto.



Por: Henderson Matsuura Sanches/Reuber L. Silva











0 comentários :

Justiça Aceita Denúncia Contra Arruda

Foto Retirado da Internet
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e outras 18 pessoas vão responder a processos criminais em Brasília.

No dia 18/04/2014 segundo a  matéria veiculada pelo Jornal Estadão, a justiça aceitou denúncia do Ministério Público, que relaciona o grupo à Operação Caixa de Pandora, o chamado Mensalão do DEM. 

A Operação Caixa de Pandora, desencadeada em novembro de 2009 pela PF, prendeu várias pessoas, inclusive Arruda.

A suspeita do MP é que tenham sido desviados cerca de R$740 milhões de reais dos cofres públicos.

Para saber mais leia a matéria completa clicando aqui.

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :

Você lembra do Dener?


Está Completando 20 anos da morte de um dos maiores craques do futebol nacional, o cara que achava o drible mais importante que o gol. Começou na Portuguesa e na Copa São Paulo de Futebol Jr de 1991 foi campeão e eleito o melhor jogador da competição.

Na madrugada do dia 19 de abril de 1994 às 5h15min, morria o Reizinho do Canindé, como era chamado, de forma precoce aos 23 anos. 

Dener estava dormindo, no banco do carona, com o banco rebaixado, quando seu carro, um Mitsubishi branco, colidiu em uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. O volante estava seu motorista Otto Gomes Miranda que afirmou ter dormido ao volante, mas, a perícia concluiu que o carro estava em alta velocidade. O craque que na época jogava no Vasco foi asfixiado pelo cinto de segurança e ainda bateu com a cabeça no teto do carro.

Dener teve poucas passagens pela seleção brasileira, ao todo foram dois jogos pela seleção principal e nove pela seleção pré-olímpica.  Teve passagens também pelo Grêmio onde foi campeão Gaúcho em 1993  e pelo Vasco, sendo campeão da taça Guanabara em 1994.
O jogador foi um dos maiores craques daquela época no Brasil e até mesmo Maradona ficou impressionado com o craque. Mas será que surgirá um craque igual ao Dener? Já compararam Neymar a Dener, mas qual dos dois é o melhor? E você que viu Dener Jogar, o que acha?  Deixe seu comentário.




Confira videos das jogadas do Dener:



Por: Jose Carlos Jr

0 comentários :

Este Blog é Neutro em CO2

Você sabia que um blog produz, em média, 3,6 kg de dióxido de carbono por ano? A maioria dos blogueiros não sabe.

O desafio de plantar 500 árvores com ajuda de blogs e sites foi concluído com sucesso, o Gesto Verde propõe um desafio ainda maior, plantar mais 1000 árvores nativas no Brasil.

Porém, para isso eles precisam da participação de mais 1000 blogueiros.  Participando agora, você garante o plantio de uma árvore para seu blog, assim ele conseguirá se tornar neutro em CO2.  Quanto mais blogueiros como eu e você, mais árvores serão  plantadas.
Para saber mais clique aqui.




0 comentários :

Corrupção, a palavra de ordem da Câmara dos Deputados

Mais um escândalo envolvendo a Câmara dos Deputados, desta vez quem foi descoberto foi o dep. André Vargas, do PT-PR, ele está sendo investigado por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso durante a operação Lava Jato da PF.
O nobre dep. André Vargas ficou conhecido no cenário nacional após tentar insistentemente ridicularizar o presidente do STF, Joaquim Barbosa, na cerimônia de entrega da mensagem anual do Executivo, em fevereiro, na qual Barbosa teve se sentar-se ao lado do parlamentar petista, que é o vice presidente da câmara. O desrespeito vinha em forma de ironia, a todo momento Vargas erguia o braço direito com o punho fechado, gesto feito pelos “mensaleiros” condenados e presos, José Genuíno e José Dirceu.
Agora a menos de dois meses depois deste ato o nobre deputado corre o risco de ter que repetir este ato, erguer o braço direito com o punho fechado, no momento de uma eventual prisão, que ironicamente pode ser decretada por Barbosa.
Continue praticando deputado, para não fazer feio diante dos fleches, e fazer jus aos companheiros presos.

Reuber L. Silva
+55 61 8101-4484
reuber.atitudenoar@gmail.com

0 comentários :

Caos no Transporte Público do Entorno Sul do DF

Nesta terça-feira (08) foi escrita mais uma página do descaso das autoridades com o transporte público do entorno sul do DF, um local conhecido pelos próprios moradores como “NEM”, ou seja, nem do DF nem do GO, afinal o governo de Goiás se mostra completamente inerte quando o assunto são as cidades do entorno do DF, e o Distrito Federal por sua vez não tem o que fazer, visto que, pelo menos no papel, estas cidades são pertencentes ao estado do Goiás. O Sr. Marconi Perillo não demonstra, pelo menos de forma prática, que se importe com a população residente no entorno.
Cansados de esperar pelas autoridades, os moradores partiram para a radicalidade, aparentemente a única forma de serem notados, e bloquearam a BR-040 por mais de 6 horas, o que gerou um engarrafamento de mais de 20km nos dois sentidos da via, as reivindicações são as de sempre, um transporte público de qualidade e confiável, ônibus que estejam aptos a completar seu itinerário e que não quebre alguns quilômetros após deixar a garagem, linhas que respeitem os horários de partida.
Como se não bastasse o estado deplorável da frota da viação Anapolina, uma das que atende o entorno, a empresa também não honra seus compromissos com os funcionários que estão com seus salários atrasados e resolveram aderir aos protestos, cruzaram os braços e fecharam a via GO -520, no Novo Gama, onde pediram a regularização dos salários atrasados e alertaram para o estado dos ônibus que atendem a pulação, segundo os próprios rodoviários muitos veículos estão em condições precárias inclusive com problemas de freios.
Entramos em contato com a ANTT e a assessoria de comunicação, através do Sr. Edson Quadros, informou que concedeu autorização especial a quatro operadoras de ônibus para atuação no Entorno Sul.
·         A empresa União Transporte Brasília (UTB) passará a atender também linhas entre o Distrito Federal e Luziânia.
·         A Mais X Turismo e Empreendimentos ficará responsável pelas linhas entre o Distrito Federal, Novo Gama (GO) e Parque Estrela D’Alva (GO).
·         A Rota do Sol foi autorizada a operar o transporte de passageiros entre o Distrito Federal e Lago Azul (GO).
·         A Kandango Transportes e Turismo prestará o serviço entre o Distrito Federal e o Parque Industrial Mignone(GO).
Estas empresas poderão operar até a conclusão da licitação de Transportes Semiurbano de Passageiros que está prevista para 19 de agosto.
Pelo novo sistema, a idade média da frota passa a ser de cinco anos e, a máxima, de dez anos. Será estabelecida, também, a frequência mínima de viagens durante o dia para as linhas a serem exploradas pelos vencedores da licitação.
Após a licitação, a ANTT poderá acompanhar a operação por meio de um sistema automatizado que fornecerá informações, como horários, atrasos e interrupções nas viagens, bem como número de passageiros transportados.
A sensação que fica com todas estas manifestações, sejam referentes ao transporte público ou não, que o recado que sociedade quer passar é simples, podemos resumir apenas em uma palavra, RESPEITO.

Reuber Lino da Silva
+55 61 8101-4484

reuber.atitudenoar@gmail.com

0 comentários :

Chamada de Trabalho para o FLISOL-DF 2014

Atenção Palestrantes, Voluntários e Oficineiros.

A chamada de trabalho para FLISOL - DF está aberta! Se você deseja dar uma palestra ou compartilhar um pouco de seu conhecimento no FLISOL aproveite a oportunidade. 

Cadastre-se na sede que deseja participar, e envie sua proposta da atividade.

Este ano teremos três sedes do FLISOL-DF sendo na Faculdade JK das cidades abaixo:
  • Taguatinga
  • Santa Maria
  • Sobradinho.

Informações enviadas pelo Coordenador do FLISOL - DF Srº Ronald Costa

Postado por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :

Programação completa do Aniversário de 54 anos de Brasília

A partir do dia 11/04 até o dia 26/04 os brasilienses poderão comemorar os 54 anos de Brasilia com o tema: "Brasília, capital de todas as artes". 
A Secretaria de Cultura lançou Hoje(7) a programação do evento, neste ano os brasilienses poderão comemorar em 11 locais diferentes. 
O GDF investirá nada mais que R$ 12,6 milhões no evento, que contará com shows de artistas locais e nacionais como: Thiaguinho e Paralamas do Sucesso. 
A secretaria espera que cerca de 250 mil pessoas participem das comemorações.  O DFTRANS se comprometeu em ampliar as linhas que saem da rodoviária para as cidades satélites, principalmente para os eventos que se estendem além das 2h da madrugada, assim a previsão é que saiam além dos corujões mais veículos para as cidades satélites.   

Confira a programação do aniversario de Brasilia:

1- II Bienal Brasil do Livro e da Leitura - Clique aqui e Confira a programação diária da Bienal 
*Abertura: Dia 11 de abril, Museu Nacional, às 20h 
Esplanada dos Ministérios, ao lado da Rodoviária 
De 12 a 21 de abril 
Das 9h às 22h 
Shows a partir das 22h 
Principais shows: Carlos Lyra (12), MPB-4 (13), Ivan Lins (14), Quinteto Violado e Canta 
Vandré (15), Liga Tripa, Renato Matos e Beirão (16), Plebe Rude e Orquestra Sinfônica do 
Teatro Nacional Claudio Santoro (17) e Quarteto em CY (18) 
Homenageados: Ariano Suassuna e Eduardo Galeano 

2- Palco Principal 
Esplanada dos Ministérios 
Domingo (20) 
Das 20h00 às 2h 
Atrações principais: Thiaguinho e a dupla Humberto e Ronaldo 
Segunda (21) 
Das 17h30 às 0h 
Atrações principais: Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi 

3- Palco Gospel 
Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson 
Segunda (21) Das 16h às 23h50 
Atrações nacionais: Damares e Thales Roberto 

4- Palco Brasília Capital de Todos os Ritmos 
Ao lado da Biblioteca Nacional 
Domingo (20) – Rock e Blues 
Das 18h00 às 2h00 
Segunda (21) – Forró, axé e sertanejo 
Das 15h30 às 0h 
Atrações: bandas locais 

5- Arena Infantil 
Ao lado do Museu Nacional e da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura 
Domingo (20) e segunda (21) 
Palco Circo e Palco Picadeiro, das 10h às 17h 

6- Palco Hip Hop 
Conic 
Domingo (20) 
Das 14h00 às 22h30 
Atração principal: Gerson King Combo 

7- Espaço Audiovisual 
Cine Brasília De 14 a 18 de abril 
Mostra de cinema: 50 anos do Golpe
19 de abril, das 12h às 23h 
Feira de Vinil, Mostra Candanga e DJs 

8- Espaço Dança e Teatro 
Complexo Cultural Funarte, sempre das 21h às 23h 

Terça (22) – Teatro 
Quarta (23) – Dança 
Quinta (24) – Teatro 
Sexta (25) – Dança 
Sábado (26) – Teatro 

9 – Arena Eletrônica 
Cine Drive-In 
Domingo (20) 
Das 18h às 06h 
Atrações: DJs 

10 – Palco MPB e Samba 
Torre de TV 
Sábado (19) e domingo (20) 
Das 12h às 18h 

 11 – Palco Instrumental
Parque da Cidade 
Sábado (19) e domingo (20) 
Das 16h às 20h 

Fonte: http://www.df.gov.br/noticias/item/13484-brasilienses-poder%C3%A3o-comemorar-anivers%C3%A1rio-de-bras%C3%ADlia-em-11-locais.html


Por Jose Carlos

0 comentários :

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ mais uma do Pelé!!!

Depois de mais um acidente fatal no estadio Arena Corinthians, onde haverá a abertura da copa(será???). Nosso querido rei do futebol soltou mais uma, "Isso (acidente na Arena Corinthians) é normal, são coisas da vida. Foi um acidente, coisa normal, nada que assuste", disse Pelé, nesta segunda-feira, durante lançamento de sua linha personalizada de diamantes, em São Paulo. Pois pra ele a maior preocupação são os aeroportos, testados e náo aprovados pelo rei, "Mas a maneira como está sendo administrado o aeroporto e o turista no Brasil é o que mais está me preocupando. É uma pena, pois deveríamos aproveitar a Copa para fazer campanha de turismo, mostrar nossa boa orgnização. Acabei de voltar de uma viagem e o aeroporto estava o caos, isso faltando dois meses para a Copa! Essa é a minha preocupação: que a gente estrague essa oportunidade", completou.
O rei ainda fala que o país teve tempo suficiente para se organizar para a copa, e que toda essa demora deixa-o chateado. Isso mostra que para alguns de nossos craques a copa é mais importante que muita coisa no nosso país. Entende???
 


Confira a entrevista do rei para a Folha de São Paulo:

 
Como já disse o Romário: "O Pelé calado é um poeta". Você concorda???
 
 
 
Por Jose Carlos
 
 

0 comentários :

#vaitrabalhardeputado


O correio brasiliense organizou nas redes sócias a campanha #vaitrabalhardeputado, incentivando que o povo exija que os deputados trabalhem mais, pois no dia primeiro de abril(parece mas não é mentira) oficializaram que  as terças-feiras será o único dia de votações na Câmara Legislativa, deduzindo, só vão trabalhar um dia na semana. Isso sem contar que o salário continuará o mesmo R$ 20.042. 
So de pensar que a maioria dos Brasileiro trabalha 44h semanais e ganha 1 salário mínimo.  Nesse ano ainda tem copa do mundo e eleições, será se da pra votar tudo que estiver em pauta?. "Então amigo antes de votar pense bem em quem você vai colocar la dentro da câmera legislativa!"
O correio brasiliense gravou um vídeo com depoimentos de deputados, senadores, artistas e algumas pessoas comentando o que acham da iniciativa dos nossos queridos deputados distritais. 




Por: José Carlos Junior

0 comentários :

ArenaNetMundial


A #ArenaNETmundial quer ouvir o que você tem a dizer sobre o futuro da internet. O evento é hiperlinkado ao #NetMundial, conferência que apontará caminhos para a governança da rede. Se você defende uma internet livre e democrática, a #ArenaNetMundial é o nosso ponto de encontro!


A programação inclui diálogos, shows, oficinas, exposição sobre a história da internet e MUITAS trocas! Os temas em debate estarão relacionados à democracia 2.0 e à sociedade em rede. Os debatedores convidados são ativistas, gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores dos temas em questão.

Todos podem participar! A #ArenaNETmundial é realizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O evento é gratuito e será transmitido AO VIVO via web. Quem não puder comparecer, poderá enviar perguntas e comentários pelas redes sociais. 
Para mais informações acesse:http://www.participa.br/netmundial#.U0E3QI-u6mg

Por: Henderson Matsuura Sanches 

0 comentários :

Capitão Planeta

Capitão Planeta foi um desenho de grande sucesso na década de 1990, criado pelo empresário Ted Turner, ele criou alguns canais americanos classicos como: CNN, TBS, TNT, Cartoon Network, Ted é um apaixonado pela vida e pelo planeta e depois de viajar e ver como o planeta era tratado Ted Turner criou o desenho "Capitão Planeta", onde ensinou inúmeras crianças como cuidar do planeta e falava de doenças como à AIDS.

O desenho teve 6 temporadas e 113 episódios nos USA, no Brasil foram exibidos 4 temporadas com 46 episódios, o qual eram 5 jovens cada um com um anel sendo o poder da, terra, da água, do fogo, do vento e do coração, onde o personagem Ma-Ti que possuía o anel do coração era brasileiro, com a junção do 5 poderes surgia o "Capitão Planeta" e dizia a frase clássica: “Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!"

Veja a abertura do desenho no Brasil abaixo:



O que poucos sabem é que este desenho deixou fruto, a Fundação Capitão Planeta fundada em 1991, é uma organização americana voltada para educação ambiental à juventude e declarou no dia 15 de setembro de 2010, como o “Dia Mundial do Capitão Planeta” e até hoje recebe jovens do mundo todo que querem participar de projetos ambientais. Caso você queira participar é so acessar o site e se cadastra (http://captainplanetfoundation.org/).

Para os fãns do Capitão Planeta a Sony Pictures confirmou a produção de um filme que está em fase de produção e será baseado no desenho, a produção de um filme do Capitão Planeta já é antigo desde 1990, e aguardamos que este filme saía o mais rápido.

Vamos cuidar melhor do nosso planeta, se cada um fizer a sua parte mesma a mais simples, já estamos cuidando do nosso lar, como diria o Capitão Planeta: "O poder é de vocês!!!" 


0 comentários :

The Document Foundation Anuncia o Projeto de Libertação de Documentos

No dia 02 de Abril quarta-feira A The Document Foundation (TDF) anuncia o nascimento do Projeto de Libertação de Documentos (http://www.documentliberation.org) o Projeto de Libertação de Documentos foi criado na esperança de capacitar indivíduos, organizações e governos para recuperar os seus dados de formatos proprietários e fornecem um mecanismo de transição que os dados em formatos de arquivos abertos, retornando o controle efetivo sobre o conteúdo, a partir de empresas de informática para o autores reais.


Para obter informações adicionais: http://www.documentliberation.org/contact/

Por: Henderson Matsuura Sanches

0 comentários :

Ditadura Militar no Brasil

Ano do Golpe: 1964
Duração: 21 anos, de 1964 a 1985

Apesar de creditarem todos os ônus da ditadura militar aos militares, o fato é que parte da sociedade brasileira à época, assim como os E.U.A., apoiaram o golpe.
Tudo teve início com a renuncia de Jânio Quadros em a1961, com isso João Goulart, o então vice, assumiu a presidência em um cenário político completamente adverso.
Em uma época que o mundo era aterrorizado pela Guerra Fria, e com a propaganda anticomunismo norte americana, as classes dominantes brasileiras da época, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média  com o apoio dos E.U.A. se mobilizaram contra o governo de Jango, por temerem o “monstro” do socialismo, que viam cada vez mais próximo devido a abertura do presidente às organizações sociais, movimentos populares, estudantes e trabalhadores.
Com isso teve início a artilharia contra Jango, os partidos de oposição UDN – União Democrática Nacional e o PSD – Partido Social Democrata, começaram as acusações de que Jango pretendia dar um golpe de esquerda, e que era o responsável pela falta de alimentos e gêneros de primeira necessidade assim como o aumento desenfreado dos preços.
Em seguida (19 de março) foi a vez das classes conservadoras assumirem seu lugar na ofensiva, organizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, desta vez o alvo dos ataques  eram as reformas anunciadas por João Goulart, onde ele prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país, logicamente isto colocaria em check a posição das classes dominantes.
Então em 31 de marcço de 1964 as tropas de Minas Gerais e São Paulo, com o pretexto de evitarem uma guerra civil, tomaram às ruas. Com isso Jango foi obrigado a deixar o País e se refugiar no Uruguai.
Assim os militares tomam o poder e em 9 de abril cassa os mandatos políticos de opositores ao regime e tira a estabilidade de funcionários públicos, o AI-1.
No governo Costa e Silva, em 1968, é decretado o AI-5, o mais duro de todo o governo militar, aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com o habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
Durante o governo da Junta Militar, de agosto a outubro de 1969, o MR-8 e o ALN sequestraram o embaixador dos E.U.A. e conseguiram com isso a liberação de 14 presos políticos, e no final deste mesmo anos as forças de repressão mataram o líder do ALN, carlos Mariguella.
No governo Medici, também conhecido como “anos de chumbo” onde a repressão e a censura alcançaram o ápice. Professores, músicos e escritores são investigados, torturados e mortos pelo DOI –Codi (Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna).
O “Milagre Economigo” que fez o PIB brasileiro crescer a 12% ao ano, gerou milhões de empregos em todo o país teve um custo muito elevado, pois estas obras eram executadas através de empréstimos estrangeiros que geraram um rombo nas contas brasileiras e uma divida externa elevada.

Em janeiro de 1985 o colégio eleitoral escolhe Tancredo Neves como novo presidente, ele havia concorrido com Paulo Maluf, porém o presidente eleito adoece e acaba falecendo. O vice, José Sarney assumi a presidência e em 1988 o Brasil ganha uma nova constituição.

Reuber L. Silva
+55 61 8101-4484
reuber.atitudenoar@gmail.com

0 comentários :

Os Simpsons voltam ao Brasil para a Copa de 2014 - Imagine a zoação!




A família amarela do canal FOX está de volta ao Brasil para participar da Copa do Mundo. Em sua primeira vinda em 2002, chamado “Feitiço de lisa”, Homer é sequestrado por taxista no Rio de Janeiro, Bart é engolido por uma cobra na Amazônia, além dos animais como cobras e macacos passando pelas ruas da cidade maravilhosa Esse episódio, que chegou a ser censurado no país, foi muito polêmico e as autoridades máximas da época não gostaram muito da imagem que passaram do nosso país, dizendo que assim mostram uma imagem distorcida do Brasil. 

Nessa nova vinda, Homer é chamado para apitar a final da copa e pedem para que ele manipule o resultado, assim, tornando o Brasil campeão em cima da Alemanha. O episódio foi ao ar nos EUA domingo dia 30/03, chamado "You don't have to live like a referee", traduzindo, "Você não precisa viver como um árbitro".

Pra quem é fã da série, é só aguardar a chegada nas telas do Brasil, caso não seja censurado.




0 comentários :