O Lazer dos Hermanos


O lazer às vezes parece algo muito intangível nada palpável e em muitos casos é deixado em segundo ou terceiro plano, um supérfluo por assim dizer, mas saiba que o lazer é um ótimo veículo educativo, além de está diretamente ligado à nossa qualidade de vida.


Uma modalidade acessível e democrática de lazer é o de rua, neste ponto estamos muito aquém dos nossos hermanos argentinos. Em Buenos Aires percebi o quanto é valorizada o lazer de rua. Essa característica é derivada da cultura da própria população, que tem à sua disposição uma variada gama de alternativas para entretenimento gratuito.Em Brasília percebo ausência dessa atividade, somos reféns de shoppings, teatros, restaurantes, bares etc., nos quais, devido os altos preços e a falta de infraestrutura de transporte público, nem todos podemos desfrutar. Vivemos em uma cidade planejada com grandes espaços de áreas verdes, parques, zoo e toda a orla do lago e mesmo assim não aproveitamos.

As poucas atividades que por aqui acontecem não têm a devida divulgação, com isso, somente uma pequena parcela tem acesso a estes eventos. Por aqui temos a opção do Eixão do Lazer, onde a rua fica interditada para os carros; crianças, adultos e idosos ficam à vontade para aproveitar o dia com caminhadas, brincadeiras, bicicletas, corridas ou, simplesmente, para jogar conversa fora. Infelizmente isto abrange apenas a área central de Brasília, seria interessante Administrações Regionais investir nos Bairros em ações culturais gratuita, projetos com músicos, grupos de teatros, dançarinos enfim... artistas locais de cada RA, possibilitando assim a oportunidades de mostrarem seu trabalho ao ponto que proporcionarão entretenimento à população.


Fotografia/Artigo: Anitta Pimenta


0 comentários :