Transporte público do DF – será que agora vai?



                O GDF lançará o edital de licitação para substituir 75% da frota de ônibus (sucatas) que circulam nas vias do DF e que atualmente prestam um serviço precário e muitas vezes até oferecendo risco aos usuários. A nota que vale ressaltar é que desta licitação as empresas que têm dívidas com o governo não poderão participar, o que, para nós usuários, é algo a se comemorar visto que Viplan, Pioneira e Planeta serão atingidas diretamente, caso isto realmente aconteça estaremos livres destas empresas.
            O sistema de transporte público do DF já está demasiadamente ultrapassado, além da qualidade precária dos ônibus do constante desrespeito aos horários não temos a tão sonhada e esperada integração do sistema. Não consigo entender o porquê de entrar governo e sair governo não conseguirem fazer esta integração, as vezes chego a me perguntar se há alguma relação dos nossos governantes com os proprietários destas empresas, mas logo deixo este pensamento de lado, pois lembro que isso seria extremamente antiético e nossos políticos é obvio que não fariam isso!
            Apesar da minha explicita euforia com a possibilidade de ter meus direitos respeitados, afinal como cidadãos temos o direito a transporte de qualidade, a desconfiança ainda turva um pouco esta esperança, tal sentimento se fundamenta na certeza de que os poderosos donos da Viplan, Pioneira e Planeta não largaram o osso sem latir ou quem sabe até morder! Temo pelas ações jurídicas, que certamente eles lançaram mão, espero que sejam julgadas e deferidas brevemente.
            A situação chega a ser temerária para o cidadão que se obriga, por pura falta de opção, a utilizar este serviço, que muitos já encaram como uma “roleta russa”, pois dependemos de sorte para que o ônibus que pegamos não quebre ou pior, perca o freio, uma roda, incendeie etc. Creio que todos se lembram do acidente entre dois ônibus na EPTG que deixou 40 feridos, os veículos envolvidos neste acidente estavam com a idade superior a máxima permitida por lei, lei esta que não é aplicada (apenas mais uma lei não aplicada no Brasil), se o acidente foi ocasionado devido a idade dos mesmos eu não sei, mas que me assusta esta idade tão avançada dos nossos ônibus isso assusta!
            As autoridades brincam com a vida do cidadão, pois os acidentes com ônibus estão ficando cada vez recorrentes e não é que eles não conheçam a situação critica que se encontra o sistema, (claro que não conhecem como nós que temos que utiliza-lo, o pior é, que pelo menos, o fato da idade dos veículos já terem ultrapassada a permitida é de conhecimento deles, pois a pouco tempo o próprio Secretário de Transporte José Walter Vazquez Filho admitiu que a atual frota não está em condições de circulação, nessa hora me pergunto, se já sabem disso, se já admitem que a frota não tem condição de circular e colocar em risco a população, como o próprio Vazquez respondeu quando questionado pelo portal G1 se ele acreditava na possibilidade de ônibus antigos causarem acidentes: “Não só acredito nisso, uma frota dessas coloca em risco a população”.
            Espero que dessa vez aconteça realmente esta reestruturação que tanto aguardamos, e como usuário deste sistema sucateado vou ficar de olho e cobrar, como tenho certeza que todos que se deram ao trabalho de ler este artigo até aqui o farão!

Reuber L. Silva
Foto de Luiz de Andrade Júnior

0 comentários :