Bacanal, será que voltamos para a Roma Antiga?

 Bacanal (do latim bacchanale) é o nome que se dava, na Roma Antiga aos rituais religiosos em homenagem a Baco (ou Dionísio), deus do vinho, por ocasião das vindimas, em que havia um cerimonial sério e contrito, de início, seguido por uma comemoração pública e festiva.
As bacanais foram introduzidas em Roma e vindas do sul da península itálica através da Etrúria. Eram secretas e frequentadas somente por mulheres durante três dias no ano. Posteriormente, os homens foram admitidos nos rituais e as comemorações aconteciam cinco vezes por mês. Ao invadirem as ruas de Roma, dançando, soltando gritos estridentes e atraindo adeptos do sexo oposto em número crescente, os bacanais causaram tais desordens e escândalos.



E isso aí galera, as festas de hoje estão parecendo um verdadeiro bacanal citado no texto acima, regadas a muito sexo, bebidas alcoólicas e drogas.
Menores de idade que antigamente as 10hs da noite já tinha que está em casa agora ficam até mais tarde na rua. Não se tem mais o respeito e a mulher virou um objeto sexual como nas festas de baco em  que só iam para satisfazer os homens.
Temos que começar a pensar nas nossas atitudes pois elas podem nos trazer consequências positivas ou negativas.
Será que vale a pena participar de uma dessas festas?
Essa é a dirversão que os nossos jovens estão procurando?

José Carlos Júnior
   


0 comentários :