Negociações podem se estender pelo fim de semana, diz diretor da ONU

O diretor da divisão de Desenvolvimento Sustentável  da ONU
O diretor da divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Nilchil Seth, disse nesta quinta-feira (14) que as negociações do Comitê Prepatório, que elabora o documento final da Rio+20, podem se estender pelo final de semana a pedido dos diplomatas.
A Rio+20 é a conferência da ONU para desenvolvimento sustentável e ocorre 20 anos depois da Eco 92, que também aconteceu no Rio.
Segundo Seth, os delegados dos 193 países já consideram não cumprir o prazo inicial estipulado para finalizar o texto, que seria esta sexta-feira (15). No sábado, a Rio+20 entra na fase dos "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", evento promovido pelo governo brasileiro e que antecede o "Segmento de Alto Nível", que trará ao menos 130 chefes de Estado ao Riocentro.
Seth informou ainda que os co-presidentes da Rio+20, designados pelo secretariado-geral da conferência, vão discutir o assunto nesta sexta, após consultar os envolvidos na negociação, para depois definir o que será feito.
Entraves
Ele informou que ao menos cinco pontos do "Rascunho Zero" apresentaram dificuldades de negociação: os meios de implementação do desenvolvimento sustentável; a definição da economia verde; como seguir os Princípios do Rio -- definidos em 1992, as responsabilidades comuns, porém diferenciadas (que difere os países desenvolvidos dos em desenvolvimento); e a criação de novas instituições.
O diretor da ONU afirmou ainda que cerca de 270 propostas voluntárias referentes a educação, energia e outros temas ligados a economia verde foram apresentados pelos países e devem compor o documento final do encontro.
Outras 23 nações afirmaram que vão se comprometer com investimentos em energia renovável, como Dinamarca, Noruega, Austrália e Reino Unido. Até agora, 23.636 credenciais já foram retiradas no Riocentro.

0 comentários :